Volta às aulas: 3 milhões de alunos começam o novo ano letivo nesta quinta-feira
Secretaria da Educação dá dicas a pais e estudantes para retornarem à rotina de estudos e atividades no semestre
O ano letivo para 3 milhões de alunos da rede estadual de ensino começa na próxima quinta-feira (15) nas mais de 5.000 escolas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). Para ajudar no retorno à rotina de estudos e atividades, a Coordenadoria Pedagógica da Educação, a Coped, preparou uma série de dicas e orientações voltadas a estudantes e familiares.
A primeira delas é estar atento ao relógio. Para que ninguém cochile nos primeiros dias de aula, principalmente os estudantes que estudam no período da manhã, a sugestão é programar o despertador já nos dias anteriores para que o corpo se acostume com o horário de aulas.
Outra ideia é criar um “cantinho de estudos” em casa. O espaço servirá para leitura e escrita, aproximando a família do cotidiano escolar dos filhos. Além da importância da participação nas reuniões escolares, os pais e responsáveis podem acompanhar o desempenho escolar dos alunos por meio da Secretaria Escolar Digital, no portal sed.educacao.sp.gov.br. O usuário e senha podem ser solicitados diretamente na secretaria das 5.000 escolas estaduais.
Novidades para 2024
Entre as novidades para 2024, alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio serão recepcionados com uma nova matriz curricular, mais alinhado às expectativas e demandas da rede.
Para os alunos mais novos, na última etapa do Ensino Fundamental, a novidade será a implantação das aulas de educação financeira, aumento do número de aulas de tecnologia e inovação e criação da disciplina de orientação de estudos.
No Ensino Médio, o tempo dedicado ao aprendizado de língua portuguesa será ampliado em 60%, enquanto o de matemática terá um aumento de 70%. Além disso, nesta fase do ensino, os alunos terão a volta de mais aulas de física, geografia e história.
O ensino-aprendizagem de língua portuguesa chega em 2024 com mais um aliado, o uso de inteligência artificial para apoiar professores na correção das produções textuais na plataforma Redação Paulista.
A Seduc-SP implementou, no fim de 2023, uma assistente de correção virtual para auxiliar professores na revisão dos textos da plataforma Redação Paulista. Ao longo do segundo semestre, a revisão era feita manualmente pelos professores, mas agora, a assistente virtual surge como uma ferramenta para agilizar e facilitar o processo.
A iniciativa visa ampliar o número de produções textuais, garantindo que os estudantes da rede pública possam escrever mais e melhor, além de contribuir para os índices em avaliações como o Saresp, o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, e o Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. A assistente de correção virtual entra em cena assim que os alunos submetem seus textos na plataforma. O professor mantém o papel fundamental na validação desses critérios, sendo responsável pela nota final da redação.
“A plataforma Redação Paulista é uma ferramenta que foi desenvolvida integralmente pela equipe da Seduc, 100% alinhada ao material didático e ao Currículo Paulista. Todos os gêneros textuais que os estudantes devem exercitar desde o 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio estarão na plataforma com propostas de atividades. A plataforma foi usada ao longo de 2023, com mais de 3,5 milhões de produções textuais e isso, para a Educação, é um sucesso porque significa que o aluno não apenas está escrevendo, mas também está recebendo uma devolutiva, com qualidade, do seu professor. Agora, o docente receberá as redações com o apoio dessa assistente de correção, que traz sugestão de devolutivas, notas para verificar como o aluno se saiu na argumentação, na criação atrelada ao tema e, a partir disso, cabe ao professor utilizar a sugestão da inteligência que foi implantada para facilitar o seu trabalho. O professor pode ainda inserir seus próprios comentários e, quando necessário, solicitar a reescrita do texto”, explica a gestora de plataformas da Coped, Marcela Lorenzoni da Rocha.
Escola para todos
Quem estiver fora da rede ou veio de outro Estado durante as férias ainda pode se matricular nas escolas estaduais de SP. A regra vale também para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para se matricular na rede estadual para este ano, o responsável legal ou maior de 18 anos pode realizar a inscrição presencialmente em qualquer escola estadual ou no balcão de atendimento do Poupatempo, apresentando RG, histórico escolar e comprovante de residência.
Caraguatatuba
Ao todo, 20.734 estudantes estão matriculados para o novo ano letivo de 2024. No total são 62 unidades educacionais, sendo 59 escolas municipais, uma creche conveniada e dois Centros Integrados de Ações Socioeducativas (CIASEs).
Atualmente a Secretaria de Educação conta com uma estrutura composta por mais de 3,1 mil servidores públicos entre professores, auxiliares de desenvolvimento infantil, agentes de apoio escolar, inspetores de alunos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos, professores de atendimento educacional especializado, intérpretes de libras e agentes administrativos.
Já as equipes gestoras são compostas por supervisores de ensino, apoio pedagógico, especialistas, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos, além de outros servidores que atuam no prédio da Secretaria Municipal de Educação dando suporte ao transporte, alimentação escolar, manutenção, compras e entre outros importantes setores.
As unidades escolares trabalharão com diversos temas no retorno das aulas, que vão desde avaliação diagnóstica, integração com as famílias e projeto antibullyng com muita criatividade. Um assunto importante que será tratado nas escolas será o projeto de prevenção à dengue de forma lúdica, com dicas e ações no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.
Ilhabela
A Prefeitura de Ilhabela tem definido a Educação como prioridade. Os investimentos são variados, desde a revolução digital nas escolas e a capacitação profissional até a construção de novas unidades para atender a demanda local.
O compromisso com a universalização da alfabetização, expansão das opções de ensino e o incentivo à aprendizagem adequada são bases fundamentais para que os estudantes da cidade alcancem seu máximo potencial. Além disso, o incremento da tecnologia e inovação na educação é uma aposta para preparar as novas gerações a enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais dinâmico e globalizado.
IETEC – Ilhabela Escola Técnica
Um dos principais investimentos na área foi a entrega da IETEC – Ilhabela Escola Técnica, que completa um ano de funcionamento no final de janeiro deste ano. A unidade surge como uma resposta à crescente demanda por profissionais capacitados nas áreas de náutica, gastronomia, hotelaria, tecnologia e construção civil.
A instituição conta com uma estrutura moderna e completa, composta por seis salas de aula com capacidade para 40 alunos cada, cinco laboratórios, biblioteca, sala de reunião, cozinha, restaurante-escola, coworking, anfiteatro e áreas de descompressão.
Infraestrutura
Ainda em 2024, 10 novas escolas serão entregues para a população de Ilhabela. O investimento em novas infraestruturas se dá pelo crescente aumento na demanda populacional e para concluir o compromisso da administração em tornar o ensino da rede municipal em regime integral.
Até o momento, já foram entregues a nova Escola Cívico Militar (Reino), a nova E.M. Benedita Salinas (Barra Velha), a nova E.M. Prefeito Roberto Fazzini (Green Park), que atende os ensinos Infantil e Fundamental, e a reforma e ampliação da E.M Paulo Renato Costa Souza (Camarão).
Em breve, será entregue mais uma nova escola na Estrada do Camarão, onde funcionará, provisoriamente, a segunda Escola Cívico Municipal (ECM), que deve atender mais 300 estudantes dessa modalidade de ensino na cidade; duas novas escolas no Itaquanduba, sendo uma delas também voltada ao Ensino Cívico Municipal e uma nova escola no Bexiga e outra no Alto da Barra Velha.
A E.M. Eurípedes da Silva Ferreira (Água Branca) passou por reforma e ampliação da unidade e as unidades da E.M. Pref. Leonardo Reale e Mércia do Nascimento Dias passaram por reformas em suas infraestruturas.
Volta às Aulas
Durante as férias escolares, as Escolas Municipais de Ilhabela passam por diversas manutenções para receber os alunos no dia 15 de fevereiro. Todas as unidades escolares e de apoio estão recebendo mutirão de limpeza, planejamento da alimentação escolar, manutenções prediais e dos transportes escolares.
Bolsa de Estudos
O Programa Bolsa de Estudos, Auxílio Transporte Universitário e Ajuda de Custo é um dos benefícios oferecidos para a população e, no último ano, mais de 530 estudantes foram contemplados pela iniciativa.
Os auxílios têm como intuito apoiar financeiramente os universitários que pretendem fazer a primeira graduação. A Bolsa de Estudos é destinada para o pagamento da mensalidade, o Auxílio Transporte Universitário é voltado para os alunos que precisam se deslocar para outra cidade para continuar os estudos, e a Ajuda de Custo é designada aos estudantes de Universidades Federais, que recebem uma porcentagem para custeio de aluguel, água, luz e alimentação.
Todos os cursos voltados para a área da saúde recebem 70% de desconto na mensalidade, os demais 50%. “É um desconto considerável que faz com que as pessoas se organizem, deem continuidade aos estudos e consigam devolver à Ilhabela tudo o que um dia o município providenciou”, destaca a secretária de Educação, Lídia Sarmento.
Revolução Digital
O prefeito Toninho Colucci destaca a importância da “Revolução Digital” nas escolas municipais, que teve início com a plataforma educacional e administrativa (E-duca Ilhabela) e que integram digitalmente as demandas da Secretaria Municipal de Educação, as escolas, professores e alunos.
Recentemente, os alunos da educação infantil do município, por meio do programa Educa Ilhabela, puderam ter acesso às mesinhas digitais. Esses equipamentos têm como objetivo ensinar e brincar, proporcionando uma experiência inovadora para os alunos e atendendo, também, à inclusão das crianças.
Outro destaque são os novos 32 laboratórios móveis de informática, dotados de Chromebook para os alunos e notebooks para os professores. Os veículos possuem capacidade para armazenamento e recarga e sistema de roteadores. O aluno vai à Sala de Informática ou o Laboratório Móvel vai até o aluno, de acordo com a disponibilidade do prédio.
Inclusão
Além da contratação de novos profissionais, por meio de concurso público, outro destaque é a implementação do Sistema de Tecnologia Assistiva nas escolas de Ensino Fundamental da rede municipal. Esse sistema atende as necessidades específicas de cada aluno, assegura a igualdade de oportunidades e promove a participação ativa e independente dos estudantes na sala de aula.
É importante destacar o trabalho do Centro de Apoio Pedagógico Inclusivo (CAPI), que conta com atendimento de profissionais especializados, como psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos. Outro trabalho que merece destaque é o Atendimento Municipal de Educação Especial e Inclusão (AMEEI), com professores pós-graduados na área e Agentes de Apoio Inclusivo em cada unidade do Ensino Fundamental.
Formação de Professores
A visão estratégica de longo prazo na Educação de Ilhabela se estende também à formação dos professores. A valorização desses profissionais é essencial para a construção de uma educação sólida e transformadora, com a oferta de capacitações, valorização salarial e ambiente de trabalho estimulante.
Ubatuba
Ao todo são mas 13 mil estudantes estão matriculados para o novo ano letivo de 2024. No total são 52 unidades educacionais.