Visando a saúde pública, Caraguatatuba estabelece medidas para evitar aglomerações

Após reunião com representantes de diversas entidades de classe (Associação Comercial e Empresarial, Associação de Hotéis e Pousadas, Associação de Quiosques, Bares e Restaurantes, shoppings, Associação Brasileira de Turismo e Hotéis e Conselho Municipal de Turismo) dentro do Comitê de Retomada Econômica, a Prefeitura de Caraguatatuba publicou um novo decreto sobre medidas para evitar aglomerações neste final de ano.

Em consenso, a Comissão de Retomada Econômica entendeu que a medida ideal é limitar o funcionamento dos estabelecimentos comerciais entre 20h do dia 31 de dezembro até às 12h do dia 1º de janeiro.

Nos demais dias, fica valendo o que foi estabelecido em decreto municipal anterior: capacidade de lotação dos estabelecimentos em 60%, fixou o horário de atendimento comercial em 12 horas diárias, com limite de funcionamento até às 23h.

Segundo a Prefeitura de Caraguatatuba, os shows de verão, os eventos esportivos e a tradicional queima de fogos continuam cancelados.

Os ônibus e vans de turismo de um dia também continuam proibidos, com exceção para transporte das pessoas que tenham reservas em hotéis e pousadas da cidade.

Para acessar o decreto completo, clique em: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2020/12/edital-ano-iii-no-439/

São Sebastião mantém flexibilização com bons resultados contra COVID-19

O Prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, anunciou em LIVE realizada na última terça-feira (22), que manterá no município as medidas de flexibilização e não irá aderir, neste momento, à Fase Vermelha do Plano São Paulo. Segundo o Governo do Estado, as “medidas restritivas específicas” contra o coronavírus acontecem entre os dias 25 a 27 de dezembro e 1° a 3 de janeiro.

Felipe Augusto tomou como base os bons resultados de São Sebastião, inclusive, o baixo número de internados e intubados, o que baliza as decisões do Comitê de Gestão de Crise (CGC). Até o início da LIVE, a cidade tinha 7 internados com COVID-19 e 2 pessoas intubadas.

“Tivemos uma discussão ao longo do dia com os nossos técnicos, responsáveis pela saúde, conversamos com os médicos, como faço sempre, para que a gente possa tomar decisões bem respaldadas e organizadas dentro das ideias e referências científicas” comentou Felipe Augusto.

O prefeito lembrou que São Sebastião recebe muitos visitantes e que se tornou referência no turismo profissional pelo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos.

“Temos hoje uma condição totalmente diferenciada, somos a cidade mais segura do Litoral Norte e estamos entre as cinco cidades mais procuradas no Estado e, agora no verão, somos o principal destino de praia e sol”, disse.

Outro ponto levantado pelo prefeito Felipe Augusto foi o número de testes rápidos aplicados no município. Já são mais de 23 mil testes realizados e aproximadamente 30% da população sebastianense testada, proporcionalmente uma das maiores do país.

Com 92% de recuperados, São Sebastião se tornou referência na região com o tratamento precoce à base de hidroxicloroquina e azitromicina, implantando também o ambulatório pós-covid, que acompanha os pacientes recuperados.

Sobre as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, o prefeito anunciou ainda que os bloqueios sanitários, nas divisas do município, voltam a acontecer a partir do dia 26 de dezembro, e que a cidade continuará com fiscalizações sanitárias.

“Veículos, motoristas e passageiros serão inspecionados, e essas ações vão provocar filas. Todas as medidas necessárias para conter a disseminação do vírus foram e continuarão sendo tomadas”, alertou Felipe Augusto.

São Sebastião realiza neste momento uma campanha de enfrentamento à COVID-19 que alerta a população quanto ao uso de máscara, higienização, proibição de festas, shows e eventos, além de evitar aglomerações.

O prefeito deixou claro que respeita todas as decisões do Governo do Estado, mas salientou que São Sebastião está fora dos indicadores habituais.

Ao final, o prefeito salientou sobre a importância da continuidade da economia do município.

“Não temos compromisso com o erro. O que eu tenho hoje é o compromisso com a saúde pública, e com vocês, empresários, comerciantes do município que fazem a roda da economia de São Sebastião girar”, finalizou o prefeito Felipe Augusto.

Ubatuba estuda medidas após pronunciamento do Governo Estadual

Após o pronunciamento do governador do Estado, João Dória, no início da tarde desta terça-feira, 22, a Prefeitura de Ubatuba aguarda a publicação do Decreto que oficializa as medidas da fase vermelha nas datas pontuais. O executivo depende do documento para analisar a necessidade de correção, alteração ou providências a serem adotadas pela municipalidade.

Diante deste cenário, neste primeiro momento, a Prefeitura vai observar o comportamento social quanto a aglomerações, higienização e uso adequado de máscaras em espaços públicos e privados, com reunião agendada para próxima segunda feira, 28. Caso os dados avaliados pela Vigilância em Saúde, semanalmente, e comportamento social indicarem, a Prefeitura tomará as medidas pertinentes, seguindo o Decreto Estadual, e fechando os estabelecimentos comerciais nos dias indicados.

Por enquanto, não há previsão de fechamento das praias, mas voltamos a lembrar que, como se trata de uma doença contagiosa, que depende do bom senso das pessoas em colaborar com evitar sua disseminação, acaba se tornando inconstante.

Mais uma vez, a Prefeitura reforça que o coronavírus não foi controlado e solicita que turistas e moradores tenham consciência de que é necessário evitar aglomeração, higienizar as mãos e fazer o uso de máscara.

Até o momento, quatro leitos de UTI da Santa Casa de Ubatuba estão ocupados com pacientes de Covid-19.  No total, a capacidade de leitos da Santa Casa, atualmente, é de 10 UTIs e 20 de enfermaria.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Inscrições para Corrida de Aniversário da Cidade começam na próxima segunda-feira

Os amantes da corrida de rua já podem se preparar e marcar no calendário um…

5 horas ago

SP fará restituição de IPVA a donos de veÍculos roubados ou furtados em 2024

Secretaria da Fazenda e Planejamento reembolsará mais de R$ 24 milhões divididos em quatro lotes,…

6 horas ago

Chuva intensa coloca São Sebastião em estado de alerta e provoca quedas de árvores e falta de energia

São Sebastião entrou em estado de alerta neste fim de semana após registrar chuvas intensas…

22 horas ago

Defesa Civil de Ilhabela registra 30 quedas de árvore com chegada da frente fria

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Defesa Civil, informa que, devido à forte chuva…

22 horas ago

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros resgatam 12 pessoas em área alagada de Ubatuba

Famílias desalojadas na região do Taquaral estão abrigadas na EM José Simeão Conforme previsão da…

1 dia ago

Serra Antiga da Tamoios está temporariamente interditada por alto volume de chuvas

Fluxo está sendo feito pela Serra Nova com Operação Comboio A Concessionária Tamoios informa que,…

1 dia ago