Categories: GeralPlantãoPolícia

Veterinário salva sete gatos com suspeita de envenenamento em Caraguatatuba

A Polícia Civil de Caraguatatuba vai investigar a morte de 15 gatos no bairro Perequê-Mirim, em Caraguatatuba, com suspeita de envenenamento.  Ninguém foi preso até momento.

Foto: Weber de Carvalho

O médico veterinário Jurandyr Romano Junior, conseguiu ajudar a salvar sete gatos que estavam passando mal depois de comer algum alimento oferecido por uma pessoa em uma motocicleta.  “Esses gatos tiveram sorte por eu estar numa loja onde eu sou responsável técnico e a moradora chegou com um gato desesperada. Na hora já sabia pela minha experiência  de 25 anos na área, que o animal foi envenenado com chumbinho. Já entrei com medicamento por suspeita de intoxicação por chumbinho, e conseguimos salvar sete gatos”, contou o veterinário.

Alimento localizado por moradores com chumbinho no bairro Perequê-Mirim / Foto Divulgação

Em 20 dias 15 gatos foram encontrados mortos no bairro com suspeita de envenenamento por chumbinho. O  último caso foi na madrugada do último sábado (06) quando um gato foi localizado agonizando na rua do bairro, após a moradora escutar o barulho de uma moto e próximo do animal foi localizado salsichas com chumbinho. “Isso é uma chacina, a pessoa que faz isso é um inconsequente tem que ser preso, isso é um crime inafiançável. Ele não sabe o risco que ele está causando. E se uma criança pega essa salsicha e come pode até morrer”, finalizou o veterinário.

Maus-tratos

Quando o assunto é denúncia de maus-tratos ou crueldade contra animais, o Brasil possui legislação pertinente e autoridades competentes que são responsáveis pela manutenção da lei e punição de crimes

Caso você presencie maus-tratos a animais de quaisquer espécies, sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos – como abandono, envenenamento, presos constantemente em correntes ou cordas muito curtas, manutenção em lugar anti-higiênico, mutilação, presos em espaço incompatível ao porte do animal ou em local sem iluminação e ventilação, utilização em shows que possam lhes causar lesão, pânico ou estresse, agressão física, exposição a esforço excessivo e animais debilitados (tração), rinhas, etc. –, vá à delegacia de polícia mais próxima para lavrar o Boletim de Ocorrência (BO), ou compareça à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente.

A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.

É possível denunciar também ao órgão público competente de seu município, na cidade de Caraguatatuba no Centro de Controle de Zoonoses, (12)3887-6888 ou no meio ambiente no caso aqui Polícia Militar Ambiental (12)3886-2200.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Polícia Civil deflagra ‘Operação Lagoinha’ e prende sete pessoas em Ubatuba

A Polícia Civil de Ubatuba, depois de uma investigação que durou seis meses contra o…

11 horas ago

Campanha de vacinação contra a febre amarela imuniza 474 pessoas em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba encerrou a Campanha de Intensificação da Vacinação contra a Febre Amarela,…

12 horas ago

Vem aí a 8ª edição da VIBE – Volta de Ilhabela com recorde de inscrições

No próximo dia 30 de novembro, Ilhabela será palco da maior edição da VIBE –…

12 horas ago

Banhista ignora alerta e é arrastado por corrente de retorno em praia de Ubatuba

Na tarde desta sexta-feira (22), um banhista de 37 anos, da cidade de Mococa (SP),…

1 dia ago

Adega é atacada a tiros em Ubatuba, três pessoas ficam feridas

A Polícia Civil investiga uma ocorrência de disparos de arma de fogo no começo da…

1 dia ago

Serra Antiga da Tamoios é liberada após interdição total

A Serra Antiga da Tamoios é liberada após interdição total. A interdição aconteceu por precaução…

1 dia ago