
Vereadores de Caraguatatuba participam do Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
Nesta terça-feira (2), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o presidente da Câmara, Antonio Carlos Junior, e os vereadores Vilma Teixeira, Cristian Bota Oliveira de Souza (Cristian Bota), Maurilio Moreira de Assis, Marcelo Lanzellotte Pereira (Marcelo Pereira), José Eduardo da Silva (Duda Silva) e Aguinaldo Pereira da Silva Santos (Butiá) participaram do Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo.
O evento aconteceu no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e do Idoso (CIAPI) e reuniu especialistas, famílias e representantes do poder público para discutir avanços e desafios na área.
Entre as autoridades presentes, destacam-se:
Sérgio Braz – Vice-prefeito de Caraguatatuba; Myrlene Veneziane – Ex-secretária de Saúde e mãe do prefeito Mateus; Ivy Monteiro Malerba – Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso; Micheli Castilho de Oliveira – Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; Dr. Rafael Brás – Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Pessoa Idosa; Talita Carneiro – Primeira-dama de Caraguatatuba e Secretários municipais
Programação e palestras
A abertura solene ocorreu às 9h, seguida por depoimentos de vida e palestras sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), abordando desde o diagnóstico até as intervenções ao longo da vida.
Uma das palestras foi ministrada pela especialista Michele Castro Cardoso, psicóloga e filósofa, mestre em Análise do Comportamento, mestranda em Atenção Precoce e especialista em ABA, TEA, Neuropsicologia e Comunicação Alternativa. Michele também é coordenadora da Clínica ABA Litoral.
O evento contou ainda com a apresentação do livro “Quando o Amor Encontra Respostas – Descobrindo a Beleza da Singularidade no Espectro do Autismo”, da autora Marisa Amaral, pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia e Neuropsicomotricidade. Inspirada por sua vivência como mãe de uma menina diagnosticada com TEA aos 10 anos, Marisa compartilha no livro sua trajetória, buscando inspirar outras famílias e demonstrar que o amor tem o poder de conectar, fortalecer e iluminar caminhos.
Além disso, o fórum trouxe debates sobre a construção de diagnósticos em rede e as prioridades para a formulação de políticas públicas voltadas às pessoas com TEA.
A Câmara Municipal reforça a importância da conscientização sobre o autismo e a necessidade de promover uma sociedade mais inclusiva.
“Respeitar as diferenças é construir um mundo mais inclusivo. No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, vamos celebrar a diversidade e promover a inclusão!”