Verão chega com alerta da Defesa Civil para chuvas e ventos fortes
A estação mais esperada do ano para quem mora no litoral chegou às 12h59 desta terça-feira (21). Mas com ela vem o alerta da Defesa Civil para a entrada de uma frente fria trazendo chuvas e ventos fortes para a região.
Conforme a Defesa Civil do Estado, entre quarta-feira (22) e sexta-feira (24) os ventos devem chegar a 74 quilômetros por horas. Por isso, a orientação é para não mexer com cabos de rede elétrica caídos; não se abrigar embaixo de árvores ou coberturas metálicas frágeis; e não praticar esportes aquáticos ou influenciados pelo vento, como surf, windsurf, kitesurf.
Entre quarta e quinta-feira o alerta é para a formação de tempestades, seguidas de raios, ventos e granizo no Litoral Norte e Vale do Paraíba.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil em Caraguatatuba, capitão Campos Junior, a previsão de acumulados para os próximos dias em torno dos 100 milímetros de chuvas. Hoje, está na faixa dos 25 milímetros.
Ele reforça a necessidade de “cautelas frente à possibilidade da ocorrência de pancadas de chuva, cuidados nos alagamentos e, principalmente os cuidados nas áreas de risco de escorregamento”.
A orientação é que em caso de movimentação de solo o morador saia imediatamente de casa e acione o telefone 199. Caraguatatuba tem cadastradas 19 áreas e 54 setores.
Mesmo com as típicas chuvas de verão, a temperatura deve se manter alta, podendo chegar a 34 graus amanhã.
Verão
Conforme a Defesa Civil, as características do verão são de dias mais longos do ano, temperaturas mais altas e chuvas constantes, que podem desencadear esses eventos climáticos.
Para receber o serviço de alertas 40199 no celular, é preciso cadastrar seu CEP, por SMS, para o número 40199. O serviço de alertas meteorológicos da Defesa Civil do Estado é gratuito.
Em Caraguatatuba, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mantém instalado uma estação (raio de 20 Km de alcance) na Martim de Sá para acompanhamento das atividades atmosféricas (pluviométricas e elétricas).