O velejador Matheus Bombini,12, aluno da Escola de Vela de Ilhabela Lars Grael (EVI), é vice-campeão da Copa Brasil de Estreantes de Optimist. O campeonato foi realizado entre os dias 4 e 7 de janeiro em Brasília e contou com cerca de 80 competidores.
A vitória expressiva foi muito comemorada pela flotilha de Ilhabela, que segue na capital brasileira até o próximo domingo, desta vez com cinco velejadores na raia, para disputa do 51º Campeonato Brasileiro de Optimist para veteranos.
O prefeito Toninho Colucci também ficou muito feliz com o resultado do jovem atleta. “É uma satisfação muito grande ver que os investimentos na modalidade que nos dá o título de Capital Nacional da Vela trazem resultados positivos para os atletas do futuro”, comemorou.
Lars Grael, multicampeão de vela e patrono da EVI, também parabenizou os vencedores em sua rede social: “Satisfação em constatar que o Campeão Brasileiro é oriundo do Projeto Grael e representante do CNC. O Vice, é da Escola de Vela Municipal de Ilhabela (ex-Projeto Navegar e Projeto Navega SP). Vela para todos!”
Trajetória
Matheus começou na Escola de Vela aos 10 anos e logo se destacou nos treinos e competições. Nascido em São Paulo, mora na ilha desde um ano de idade e em suas palavras, “já se considera um caiçara”. “Sempre tive contato com o mar, meu pai sempre me incentivou. Ele veleja de kite também”, conta o jovem velejador que agora segue com o objetivo de se classificar para o campeonato mundial.
Consciente e determinado, o atleta conta que iniciou “um pouco tarde” para a classe Optimist e precisou de muita dedicação e treinos para alcançar o vice-campeonato. “Tecnicamente eu iniciei um pouco tarde, porque a Optimist vai até os 15 anos e eu já tenho 12, mas eu estou muito feliz e é realmente muito gratificante ter alcançado esse resultado expressivo”, completa.
O diretor náutico da EVI, Ronylan Rodrigues, afirma que o bom resultado do velejador de Ilhabela se deve ao conjunto de esforços da equipe e também do incentivo da gestão Colucci na Escola de Vela, como aquisição de novos barcos, botes, motores e trator para apoio operacional, além do incentivo para participação em campeonatos estaduais. “Aqui na EVI, usamos a modalidade vela como instrumento de educação e formação de caráter dos nossos adolescentes. Tenho certeza que todos os que passaram e passarem pela Escola de Vela de Ilhabela, serão ótimos cidadãos e quem sabe, mais um campeão ou campeã na vela!”
A Optimist é uma classe fundamental de introdução à modalidade para todo velejador que deseja seguir carreira. As regatas do Brasileiro de OP são o primeiro evento seletivo para formar a equipe que deve representar o país nos campeonatos internacionais. O campeonato é realizado pela Confederação Brasileira de Vela, em parceria com o Iate Clube de Brasília.
Vagas Abertas
Assim como o Matheus, quem deseja ingressar no mundo da vela, pode aproveitar a oportunidade de participar da Escola de Vela de Ilhabela Lars Grael, que está com inscrições abertas para novos alunos até o próximo dia 31 de janeiro. É necessário ter mais de oito anos e ser morador do arquipélago. O formulário de inscrições está disponível no site oficial da Prefeitura (ilhabela.sp.gov.br).
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), promove no dia…
Neste domingo (13), Ilhabela será palco da rodada de abertura do Campeonato Paulista de Rugby…
Uma moradora foi surpreendida por um ataque covarde na noite de sexta-feira (11), quando retovava…
Preços do bacalhau ficam mais acessíveis e atraem consumidores A Páscoa de 2025 promete ser…
Jovem de 19 anos, da cidade de Campo Limpo Paulista desapareceu na praia de Maranduba…
Um veículo pegou fogo por volta 18h30, deste sábado (12), na alça de acesso ao…