Categories: Polícia

Urnas escoltadas e policiamento nos colégios eleitorais: veja esquema de segurança nas eleições

Polícias Militar e Civil trabalham com 100% do efetivo durante o fim de semana para reforçar a segurança em todo o estado

As Polícias Militar e Civil prepararam um esquema de segurança especial para o primeiro turno das eleições nos municípios do estado de São Paulo, que acontecem no domingo (6). As delegacias permanecerão abertas com o reforço nas equipes para registro de ocorrências, e 100% do efetivo da Polícia Militar estará em ação para prezar pela segurança durante a votação.

O policiamento preventivo se iniciou em 24 de setembro, quando as equipes intensificaram a segurança nos cartórios eleitorais. No sábado (5), os policiais vão escoltar as urnas até os locais de votação e ficarão fazendo a segurança dos equipamentos por 24 horas, com trocas de efetivo até o fim do período eleitoral.
No dia da votação, militares estarão empenhados na proteção dos eleitores para garantir o direito ao voto, bem como em inibir qualquer tipo de conflito nas imediações dos colégios eleitorais, garantindo a preservação da ordem pública.
Além disso, o efetivo foi capacitado por meio de uma Instrução Continuada de Comando (ICC), que consiste em reforçar algumas orientações para o período, como:
• Prisão de eleitores: as autoridades não podem realizar prisões desde cinco dias antes da eleição e até 48 horas depois, com exceção de casos em que há o flagrante delito;
• Restrições para Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CACs): é proibido o transporte de armas e munições em todo o território nacional um dia antes e depois do pleito;
• Crimes eleitorais: no dia da eleição, é considerado crime uso de alto-falantes e amplificadores de som; a realização de comício ou carreata; a persuasão do eleitorado; a propaganda de boca de urna; e a divulgação de propaganda de partido ou candidato
Conforme o coronel Gentil Epaminondas Carvalho Júnior, da Coordenadoria de Operações da Polícia Militar (CoordOp), a preparação prévia das forças de segurança garante a tranquilidade durante todo o pleito, assim como aconteceu em eleições anteriores. “A nossa responsabilidade é fazer com que as pessoas exerçam o seu direito ao voto da melhor maneira possível e que tenham livre acesso e segurança durante os seus deslocamentos”, afirmou.
Policiais civis do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) também estarão de plantão à disposição da população nas ruas. Haverá o acionamento da especializada em caso de ocorrência onde há necessidade de intervenção.
Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Tradicional Maratona Ultra BM conta com quase 2 mil atletas neste sábado

A Ultra BM, considerada por muitos atletas a maior e mais tradicional ultramaratona de revezamento…

13 horas ago

Medicamentos de Alto Custo estarão disponíveis em Ilhabela até 25 de outubro

A Prefeitura de Ilhabela informa que os medicamentos de Alto Custo referentes ao mês de…

13 horas ago

Centro de Formação de Caraguatatuba forma primeira turma de novos GCMs

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba encerrou nesta quinta-feira (17) o Curso de Formação…

13 horas ago

Colucci anuncia rompimento do contrato com a Sabesp e critica Governo do Estado por ineficiência

Em recentes entrevistas, o prefeito reeleito de Ilhabela, Toninho Colucci, expressou publicamente sua decepção com…

23 horas ago

Polícia Municipal prende procurados da justiça em abordagem na Topolândia

A Polícia Municipal prendeu, na manhã de quarta-feira (16/10), dois procurados da justiça durante abordagem…

23 horas ago

Prazo para pagamento da tarifa do Free Flow Tamoios sobe para 30 dias

Decisão foi publicada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito); Pedágio Eletrônico da Tamoios começa a…

1 dia ago