UPA Centro ganha tomógrafo computadorizado para acelerar diagnóstico de Covid-19
O prefeito Aguilar Junior esteve, nesta quarta-feira (10), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro, para conferir o início do funcionamento do aparelho de tomografia para atender, principalmente, pacientes com suspeita de Covid-19.
O equipamento foi instalado pela Organização João Marchesi, que gerencia as Unidades de Pronto Atendimento (Centro, Massaguaçu e Perequê-Mirim), Unidades Básicas de Saúde e SAMU, em Caraguatatuba.
“Teremos a capacidade de fazer até 1.500 exames por mês”, disse o diretor da Organização Social, Mário Cezar Souza.
A tomografia tem um papel importante na triagem do paciente e auxilia a equipe médica a direcionar os procedimentos que serão adotados durante o atendimento, porque o novo coronavírus ataca, principalmente, o sistema respiratório. As imagens específicas deste exame demonstram características de lesões pulmonares bastante específicas para essa doença (imagem de vidro fosco nos pulmões).
“Com esse exame, conseguimos antecipar o diagnóstico do paciente suspeito de Covid-19. Dá para constatar a lesão pulmonar em estágio inicial e começar o tratamento imediatamente. Também haverá mais conforto para o paciente que não precisará se deslocar e esperar pelo procedimento na Casa de Saúde Stella Maris, única até então a ter esse aparelho na cidade”, destacou Aguilar Junior.
O coordenador médico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caraguatatuba, Gustavo Boher, ressaltou a importância do tomógrafo. “Médicos e pacientes ganharam muito com a chegada desse equipamento. A tomografia nos permite ver a lesão inicial e ter um diagnóstico mais preciso sobre a Covid-19 ou se o paciente tem outro problema. Também atender outros casos médicos que precisem desse exame”, afirmou.