Estimular a resolução de problemas de organizações públicas e privadas, com vistas ao aumento da produtividade, à transferência de conhecimento e à capacitação dos profissionais para práticas avançadas, inovadoras e transformadoras dos processos de trabalho. Esses são alguns dos objetivos do mestrado profissional em Engenharia Mecânica oferecido pela Universidade de Taubaté (UNITAU) e que está com inscrições abertas para a primeira turma no campus Caraguatatuba.
Depois dos mestrados em Ciências da Saúde, Gestão e Desenvolvimento Regional e, mais recentemente, Ecodesenvolvimento e Gestão Ambiental, atenta à demanda reprimida do Litoral Norte, de formação de mestres, a UNITAU leva para Caraguá o mestrado profissional em Engenharia Mecânica, que há mais de 25 anos capacita profissionais em Taubaté.
“O mestrado profissional em Engenharia Mecânica da Universidade de Taubaté é uma formação profissional avançada, direcionada para profissionais de nível superior que atuam na área das engenharias. Podem fazer parte do curso alunos com formação na área de exatas. As dissertações estão vinculadas às áreas de atuação do programa, envolvendo ‘Automação e Dinâmica dos Sistemas’, ‘Gestão da Produção’ e ‘Energia e Materiais’”, explica o coordenador do mestrado, Prof. Dr. Evandro Nohara.
Segundo o coordenador, o oferecimento de um curso de formação avançada para profissionais que atuam no Litoral Norte do Estado de São Paulo viabiliza a educação continuada para aqueles que não têm a oportunidade de cursar um mestrado em grandes centros urbanos por questões logísticas.
“Um ponto importante é que o mestrado tem as atividades acadêmicas realizadas aos sábados. Com isso, vamos possibilitar uma maior qualificação dos profissionais que atuam nessa importante região do Estado de São Paulo, carente no oferecimento de formação avançada em nível mestrado. E isso deve gerar um impacto positivo nas empresas públicas ou privadas da região também, que devem absorver profissionais mais qualificados”, completa o professor.
O mestrado profissional em Engenharia Mecânica da UNITAU, desde 1997, tem contribuído para o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Ao longo dos últimos 27 anos de existência, o programa propõe, por meio das pesquisas, soluções relacionadas à Energia limpa e acessível (ODS 7); ao Trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8); à Indústria, inovação e infraestrutura (ODS 9); e ao Consumo e produção sustentáveis (ODS 12).
Caraguá oferece vagas para mestrados em diferentes áreas. Além do mestrado profissional em Engenharia Mecânica, o campus Caraguatatuba também está com inscrições abertas para os mestrados em Gestão e Desenvolvimento Regional e o recém lançado Ecodesenvolvimento e Gestão Ambiental. Para saber mais sobre os cursos de pós-graduação da UNITAU e fazer a inscrição, acesse
unitau.br/pos-graduacao.