Unidades hospitalares de São Sebastião registram aumento no número de atendimentos relativos à síndrome gripal
Os Prontos Atendimentos (P.A.s) do Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), no Centro, e do Hospital de Clínicas de São Sebastião – Costa Sul (HCSS-CS), em Boiçucanga, estão registrando, durante o mês de dezembro, aumento no número de atendimentos, especialmente de pessoas com sintomas respiratórios, como tosse, coriza e obstrução nasal.
O maior número desses atendimentos, segundo as equipes de Saúde, é referente a moradores do município devido a um surto de gripe comum (vírus Influenza), fato registrado também em outras localidades, como Rio de Janeiro e São Paulo. Porém, a chegada de visitantes ao município para as festas de final de ano tende a aumentar o número de casos de gripe.
Segundo a Secretaria de Saúde da cidade, nas últimas 24 horas foram registrados 490 atendimentos relacionados a sintomas respiratórios, sendo 184 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Centro, e 306 no Hospital de Clínicas de São Sebastião – Costa Sul (HCSS-CS), em Boiçucanga.
Há 2 pacientes internados com síndrome respiratória em unidades hospitalares de São Sebastião, sem internação na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Respiratória, com ocupação de 0% dos leitos de UTI; não há pacientes internados em unidades hospitalares de outros municípios.
Durante o mês de novembro, a UPA Central registrou média de 110 atendimentos normais e 24 respiratórios. Nos primeiros dez dias de dezembro, a média saltou para 150 atendimentos normais e 60 respiratórios, e nos últimos dez dias, está sendo registrada média de 220 atendimentos normais e 110 respiratórios.
Em Boiçucanga, foram registrados em novembro, em média, 200 atendimentos normais e 90 respiratórios. Nos primeiros dez dias de dezembro, a média foi de 216 atendimentos normais e 143 respiratórios, e nos últimos dez dias, estão sendo registrados 134 atendimentos normais 371 respiratórios, em média.
Embora os números estejam altos, a Administração Municipal está lançando mão de alternativas e soluções para minimizar o impacto desse surto gripal no atendimento à população sebastianense.
A equipe de Saúde pede aos moradores que continuem seguindo os protocolos sanitários adotados no combate à pandemia de Covid-19, como uso de máscaras e álcool em gel e respeito ao distanciamento social, que também auxiliam na prevenção à gripe.