O ubatubense Kaique Passos Ramos irá representar o município nos jogos Pan-americanos em novembro no Chile, com a modalidade canoa havaiana (Va’a). O atleta é aluno do projeto de Esportes Radicais e de Aventura da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal.
O jovem de 16 anos garantiu a vaga para a disputa internacional, que ocorrerá nos dias 23 e 27 de novembro, após ter conquistado o 1º lugar na categoria sub 19 do campeonato brasileiro classificatório, realizado no Espírito Santo, no primeiro semestre deste ano.
“Larguei bem, fiz uma boa prova e fui campeão brasileiro. Foi muito gratificante ganhar e conquistar vaga para representar o Brasil no Chile, além disso também irei para o Mundial em Samoa que será em outubro de 2023”, comemorou Kaique.
Um pouco da trajetória até a classificação para competição internacional
A carreira de atleta do ubatubense Kaique começou quando ainda tinha 13 anos e conheceu o professor Lucas Miom na Escolinha Municipal de Surfe. Neste momento, o garoto recebeu o convite para experimentar a prática da canoa havaiana e encontrou a sua paixão pelo esporte, sendo um dos primeiros alunos da escolinha municipal da atividade – modalidade iniciada em 2018.
“Para nós da Secretaria de Esportes isso evidencia a riqueza de capital humano que Ubatuba contém quando se trata de talento esportivo. Desejamos toda sorte ao atleta e parabenizamos a equipe e aos familiares”, comentou o secretário da pasta, Tiago Balio.
Para Kaique conhecer a modalidade, por meio da iniciativa da Prefeitura Municipal, foi o melhor que podia lhe acontecer. “Quando recebi o convite do professor, aceitei e acabei gostando muito, viram que estava me dedicando, me esforçava nas aulas e então ganhei o convite para entrar no time de competição”, comentou o atleta lembrando que já participou de diversas provas como “Dos Reis Va’as”, quando conquistou o primeiro título brasileiro, de etapas do campeonato Paulista juniores e até mesmo na categoria Open (na categoria principal da modalidade). “A competição aconteceu em Ilha Grande e conseguimos (eu e a equipe OC6 – Ubatuba Hoe) um bom resultado, ficando em 2° lugar, um resultado muito bom para nós, sendo que era minha primeira prova com o time. Foi uma disputa do começo ao fim, remamos 30 km em 2h36 sem revezamento”, lembrou o atleta ao falar da sua experiência no Open.
Kaique participou também do Campeonato Brasileiro de Va’a aqui em Ubatuba no ano passado e mais uma vez subiu no pódio. “Eu estava empolgado e me preparando muito para essas provas, com a ajuda do meu treinador Lucas e meu do meu parceiro de treino Herminho. Foi o meu primeiro brasileiro de v1 (canoa individual sem leme) e consegui fazer uma prova muito boa, fui campeão da minha categoria sub 16 e na sub 19 de OC6”, concluiu.
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), está preparando uma…
As alunas intercambistas retornaram ao Brasil na última segunda-feira (18), encerrando seu Intercâmbio Educacional e…
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Ilhabela está com mais de 200 oportunidades…
Caraguatatuba segue até o dia 27 de novembro com inscrições abertas para seis vagas remanescentes…
O representante de Caraguatatuba, Seu Manuel Jesus Lopes, de 104 anos, foi eleito ontem (19/11)…
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitiu um aviso para a possibilidade de…