Ubatuba participa da Semana Estadual de Mobilização Social contra o Aedes aegypti 2019
Ações incluem atividades nas escolas e controle de vetores
As equipes de Vigilância em Saúde de Ubatuba participam da “Semana Estadual de Mobilização Social contra o Aedes aegypti” com ações nas escolas que acontecem até 30 de novembro.
As atividades incluem verificação das condições do ambiente escolar para evitar a proliferação de mosquito no período escolar e orientação a alunos e pais sobre medidas preventivas da dengue e das demais arboviroses (febre amarela, zika e chikungunya).
Já entre os dias 2 e 7 de dezembro, serão intensificadas ações de controle vetorial, com priorização de áreas de recipiente que possam ser importantes na reprodução do mosquito. Os mutirões acontecerão nos bairros: Ipiranguinha, Marafunda, Ressaca, Perequê-Mirim e Estufa II.
Dados de arboviroses
Segundo o Boletim de Arboviroses divulgado nesta terça-feira, 26, há um total de 1.482 casos de dengue confirmados em Ubatuba, dos quais 11 são importados, 36 aguardando resultado de exame e 1.901 descartados.
No quesito de combate ao mosquito Aedes aegypti, Ubatuba melhorou seu índice: conforme o relatório de outubro de Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que mede o número de criadouros do mosquito, o índice geral no município está em 0,8, sendo de 0,81 para a área 1 e 1,02 para a área 2. O ideal é que esse valor fique sempre abaixo de 1,0.
Acompanhe os Boletins de Arboviroses na página internet da Prefeitura de Ubatuba (seção Vigilância em Saúde).