Liberações acompanham nova Regulamentação do Governo do Estado
Em transmissão ao vivo pelo facebook da Prefeitura de Ubatuba no início da tarde desta sexta-feira, 27, o prefeito Délcio Sato anunciou algumas adequações ao funcionamento de alguns serviços na cidade, adotando posturas de uma nova regulamentação do Governo do Estado.
Em sua fala, Sato destacou que o funcionamento liberado para alguns estabelecimentos deve obedecer a regras básicas, como tomar os devidos cuidados de higiene individual e do local, reforçar medidas de prevenção, promover atendimento reduzido e com controle de fluxo, evitando aglomerações.
“A Prefeitura tem feito o máximo possível para equilibrar as medidas e resolver a situação”, afirmou o prefeito.
“Quanto mais medidas adotarmos no início, mais rápido faremos as liberações e as coisas vão voltar ao normal. Tudo é feito em cima de dados oficiais, pois estamos fazendo acompanhamento desses dados, observando diariamente como se comportam os casos suspeitos, a população e o vírus – que é o que nos dirá como agir. É preciso que as pessoas entendam que a liberação é gradativa e que o abuso faz com que tenhamos que retomar medidas mais enérgicas. Então, contamos com a população”, frisou o diretor da Vigilância Sanitária, Antenor Benetti.
A secretária de Educação, Pollyana Gama, explicou a importância da manutenção do recesso escolar. “Contamos com a compreensão das famílias, pois fizemos um levantamento com nossa equipe de gestores de quantos alunos moram com os avós e esse número é de 700 estudantes. Por isso, é importante seguir a medida preventiva de manter esse momento de distanciamento. A nossa preocupação é liberar a convivência do ambiente escolar, que promove aglomeração e, quando essa criança chegar em casa, entrar em contato com os idosos. Por enquanto, vamos mantendo o recesso escolar e, se houver uma mudança de rota que nos dê seguranca pra retomar, faremos o quanto antes”, garantiu Pollyana.
Confira quais os serviços que passam a funcionar com a nova medida e as recomendações a serem seguidas:
*Comércio de alimentos e bebidas (como lanchonetes, carrinhos de lanche e confeitaria): podem funcionar por meio de delivery ou retirada pelo consumidor (sem tumulto). Não pode haver consumo no local.
*Comércio de material de limpeza, higiene e embalagens
*Delivery em geral – comércio e prestação de serviços
*Abertura de bancos e instituições de crédito
*Prestação de serviço liberal autônomo como eletricista, encanador, diarista e vendedores ambulantes, exceto ambulantes das praias. Porém, nestes casos, é necessário agendamento com hora marcada, respeitando regras de higiene, além de manter o estabelecimento fechado ao público.
*Fábrica e indústria: funcionamento normal, sem atendimento ao público e respeitando o espaço mínimo entre os funcionários.
Famílias desalojadas na região do Taquaral estão abrigadas na EM José Simeão Conforme previsão da…
Fluxo está sendo feito pela Serra Nova com Operação Comboio A Concessionária Tamoios informa que,…
Em comemoração aos 168 anos de Caraguatatuba, comemorado dia 20 de abril, a TV Câmara…
A Polícia Civil de Ilhabela, por meio do Setor de Investigações, efetuou a prisão de…
Nesta sexta, A organização do Desafio 28 Praias anunciou mudanças no percurso da maratona de…
Caraguatatuba inicia campanha de vacinação contra a gripe na próxima segunda-feira (7). O município recebeu…