Tribunal de Contas do Estado aprova contas de 2017 da Prefeitura de Caraguatatuba
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo aprovou em sessão realizada em 5 de novembro as contas de 2017 da administração do atual prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior.
Os pareceres foram favoráveis e os conselheiros aprovaram as contas por unanimidade, seguindo o voto do relator, Conselheiro Dimas Ramalho.
Segundo ele, o parecer favorável às contas municipais está fundamentado na existência de equilíbrio orçamentário financeiro do Município de Caraguatatuba, “apontando que os gastos com saúde e educação estão dentro do previsto na legislação”.
De acordo com o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, isso é resultado do trabalho sério e transparente que realizamos frente à gestão pública da cidade.
“É preciso saber administrar as prioridades dos munícipes e investir no que realmente impacta na vida da população, tudo com muita responsabilidade fiscal. Hoje Caraguatatuba é referência com relação às contas públicas”, destacou.
Índice Firjan 2017/2018
Pelo segundo ano consecutivo a cidade de Caraguatatuba foi classificada como “Gestão de Excelência” pelo Índice Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) divulgado na semana passada e que avaliou as contas de 5.337 municípios de todo o Brasil.
Em 2017 a cidade alcançou o índice de 0,8413 ponto e neste ano a 0,8443 de pontuação geral.
Construído com base em dados fiscais oficiais, o índice é composto por quatro indicadores: Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos.
Resultados superiores a 0,8 ponto indicam “Gestão de Excelência”. De 0,6 a 0,8 ponto o município é avaliado como “Boa Gestão”, enquanto de 0,4 a 0,6 como “Gestão em Dificuldade” e resultados inferiores a 0,4 ponto apontam “Gestão Crítica”.
Os dados apontam que Caraguatatuba ocupa a 16ª posição no Estado de São Paulo e 110ª posição entre os municípios brasileiros, à frente de municípios importantes da Região Metropolitana do Vale e Litoral, como São José dos Campos.