O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, recebeu na manhã desta quarta-feira (8), no Paço Municipal, o subsecretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Estado de São Paulo, José Police Neto, que que apresentou a proposta da formação do Conselho Consultivo da Sub-região do Litoral Norte, com representantes das quatro cidades da região.
O conselho consultivo é um órgão ligado ao Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte e tem por objetivo elaborar propostas para o enfrentamento dos problemas comuns aos quatro municípios da região, como a retirada de famílias de áreas de risco, a oferta de casas de interesse social e a necessidade de celeridade na emissão de licenças para obras de drenagem e outras ações.
“Sabemos que existem as partes burocráticas do planejamento e da execução de projetos como a construção de unidades habitacionais. Estamos com uma licitação pronta para a construção de cerca de 190 moradias, mas a licença está parada. Esse atraso pode ocasionar problemas, como ocorreu em São Sebastião, de não conseguir tirar famílias das áreas de risco por falta do licenciamento”, declarou Colucci.
Para o subsecretário José Police Neto, o episódio em São Sebastião aponta onde o poder público e outros órgãos não podem mais errar. “As catástrofes nos ensinam de uma maneira dolorosa e precisamos nos mover para que elas sejam evitadas. É preciso união nesse momento”, destacou.
Toninho Colucci também explanou sobre as ações preventivas executadas pela administração que minimizaram os impactos das fortes chuvas de fevereiro, como a obra do sistema de drenagem do bairro do Reino, onde por diversas vezes o entorno sofreu com chuvas fortes. O prefeito levou o subsecretário para visitar o local. Outras regiões da cidade também receberam limpeza de córregos, valas e galerias, com um investimento de R$ 31 milhões nos últimos dois anos.
A formação do Conselho de Desenvolvimento deve contar com representantes do Executivo, Legislativo e da sociedade civil de cada umas das cidades do Litoral Norte, que devem reunir-se nos próximos dias para montar uma agenda, definir as principais demandas e apresenta-las ao Governo Estadual.
A reunião também contou com a presença do vice-prefeito João Pedro Reale, do secretário de Habitação e Gestão Territorial, Dr. Thiago Santos, dos secretários adjuntos Alexandre Gonçalves (Habitação e Gestão Territorial), Antonio Cornélio (Desenvolvimento e Inclusão Social), da secretária adjunta de Governo, Sandra Di Croce Patricio; do diretor executivo da Agemvale, Sergio Theodoro e da diretora adjunta administrativa da Agemvale, Milena Castro.
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), promove no dia…
Neste domingo (13), Ilhabela será palco da rodada de abertura do Campeonato Paulista de Rugby…
Uma moradora foi surpreendida por um ataque covarde na noite de sexta-feira (11), quando retovava…
Preços do bacalhau ficam mais acessíveis e atraem consumidores A Páscoa de 2025 promete ser…
Jovem de 19 anos, da cidade de Campo Limpo Paulista desapareceu na praia de Maranduba…
Um veículo pegou fogo por volta 18h30, deste sábado (12), na alça de acesso ao…