Teatro Mario Covas recebe exposições de fotografia
Integrando o “Ocupa Foto Caraguá – Mês da Fotografia”, duas exposições estarão no Teatro Mario Covas no mês de agosto. A realização do projeto é da coordenação de audiovisual, fotografia e novas mídias da Fundacc e dos setoriais dos Conselhos Deliberativo e Municipal de Política Cultural. A visitação é das 10h às 16h, de segunda a sexta. A entrada é gratuita.
“Trabalhadoras” tem início dia 13 e segue até o dia 31 de agosto e tem o objetivo de registrar o papel fundamental das mulheres que atuam em diferentes setores produtivos, um projeto fotográfico e de pesquisa que se propõe a apreciar e retratar a essência e a diversidade que geram tanto riqueza quanto dinamismo para a cidade, os munícipes e também visitantes.
Por meio de uma composição visual dessas mulheres, com retratos individuais e coletivos, o projeto busca retratá-las como protagonistas incontestáveis de suas próprias narrativas e de suas trajetórias no mundo do trabalho.
Além da exposição presencial em diferentes espaços da cidade, o projeto contará com uma exposição virtual no site do Museu da Pessoa e uma roda de conversa sobre as relações entre mercado de trabalho, gênero e justiça social.
“Trabalhadoras” foi preparado e realizado com muito carinho por Jade Diniz e Cecília Zanchi, fotógrafas, amigas de longa data e sócias na Balsa Criativa, produtora cultural que vem realizando há mais de seis anos, diversas produções no Vale do Paraíba e Litoral Norte.
O projeto foi beneficiado pela Lei Complementar 195/2022, Lei Paulo Gustavo, no edital 22/2023 da FUNDACC.
Já a exposição “Sororitas” terá visitação entre os dias 13 e 19. O projeto originou-se do musical-manifesto criado pelas mulheres do grupo de dança e música Shaman Tribal da cidade de Piracicaba, onde as artistas, de maneira poética e subjetiva, estampam as mulheres de maneira empoderadas, reverenciando suas ancestralidades, suas histórias de luta para conquistar maiores espaços sob o cerceamento, violência e opressão do patriarcado, trazendo através desse trabalho inspiração para a exposição de arte visual – fotografia e do bordado feito à mão pelas artistas Jana Cunha e Júlia Momesso.
Sororitas vem do termo originário de “sorori”, a mesma etimologia de sororidade, do latim “sóror”, que significa “irmãs”, a versão feminina de fraternidade e é usada como corrente dentro do movimento feminista, construindo aliança entre as mulheres.
A exposição, com produção da MaBê Cultural, circula por oito cidades do Estado de São Paulo, incluindo a capital.
O projeto é realizado por meio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa, com o apoio da Fundacc e da Prefeitura de Caraguatatuba. O Teatro Mario Covas está localizado na Avenida Goiás, 187 – Indaiá, em Caraguatatuba.