Categories: Saúde

Taxa de faltosos em consultas médicas e exames passam de 20% em Caraguatatuba

Segundo o levantamento da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, durante o 2º quadrimestre deste ano, a média do município ultrapassou 20% de absenteísmo, que são os pacientes faltosos em consultas e exames ambulatoriais da rede municipal. Na rede municipal, dos 6.113 pacientes agendados em consultas, 1.149 não compareceram (18,79%). Já os exames, foram 6.357 pessoas agendadas e 1.763 faltosos (21,48%).

Em relação ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME), das 5.428 consultas marcadas, 1.101 pacientes faltaram (20,28%) e dos 4.221 exames agendados, 861 não compareceram, uma taxa de 20,40% de absenteísmo.
Já nos procedimentos da rede privada, onde a Prefeitura possui convênios, foram agendadas 3.958 consultas, com 1.313 faltosos (24,91%). E os exames somam 8.426 agendamentos, com 1.263 pacientes que não compareceram (14,98%), a menor taxa de absenteísmo.

No Hospital Regional do Litoral Norte, das 957 consultas agendadas, 158 pacientes não compareceram (16,51%) e dos 2.472 exames marcados, 532 pessoas não estiveram presentes (21,52%).
No total, 16.456 consultas foram agendadas e 3.721 pessoas não comparecem, registrando uma taxa média de 22,61% de absenteísmo. E 21.476 exames foram agendados e 4.419 pessoas faltaram, uma taxa de 20,58% de faltosos.
A Secretaria de Saúde reforça a população a importância de comunicar caso não seja possível o comparecimento e de sempre manter o cadastro atualizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), principalmente quando houver mudanças de número de telefone e de endereço.

O secretário de Saúde, Gustavo Boher, destaca que o aviso prévio contribui para que outras pessoas que estão na fila de espera possam ser atendidas. “Não ir à consulta médica ou ao exame gera diversos problemas como aumento da espera e, consequentemente, as reclamações pela demora do serviço”, disse.
Em caso de falta, a pessoa pode informar a UBS de referência ou o ACS do bairro. O ideal é que a ausência seja justificada com dois dias de antecedência para que a Central de Agendamentos da Secretaria de Saúde realize o encaixe de outro paciente.

A Central de Agendamentos utiliza o sistema da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), regulamentada pela Diretoria Geral de Saúde (DRS-17), onde conta com equipe multiprofissional, adotando os protocolos de Manchester, desenvolvido com o objetivo de classificar a prioridade de atendimento dos pacientes.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Tradicional Maratona Ultra BM conta com quase 2 mil atletas neste sábado

A Ultra BM, considerada por muitos atletas a maior e mais tradicional ultramaratona de revezamento…

13 horas ago

Medicamentos de Alto Custo estarão disponíveis em Ilhabela até 25 de outubro

A Prefeitura de Ilhabela informa que os medicamentos de Alto Custo referentes ao mês de…

13 horas ago

Centro de Formação de Caraguatatuba forma primeira turma de novos GCMs

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba encerrou nesta quinta-feira (17) o Curso de Formação…

13 horas ago

Colucci anuncia rompimento do contrato com a Sabesp e critica Governo do Estado por ineficiência

Em recentes entrevistas, o prefeito reeleito de Ilhabela, Toninho Colucci, expressou publicamente sua decepção com…

23 horas ago

Polícia Municipal prende procurados da justiça em abordagem na Topolândia

A Polícia Municipal prendeu, na manhã de quarta-feira (16/10), dois procurados da justiça durante abordagem…

23 horas ago

Prazo para pagamento da tarifa do Free Flow Tamoios sobe para 30 dias

Decisão foi publicada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito); Pedágio Eletrônico da Tamoios começa a…

1 dia ago