Categories: CidadesPolícia

STF define que GCM tem poder de polícia e pode fazer policiamentos urbano e comunitário

Uma decisão tomada pelo Superior Tribunal Federal (STF), na última quinta-feira (20), definiu que as Guardas Civis Municipais (GCMs) têm poder de polícia e podem ajudar em policiamento urbano e comunitário em todo o Brasil.

Esta decisão corrobora com o que já ocorre em São Sebastião, que transformou sua GCM em Polícia Municipal e já desenvolve atividades de policiamento ostensivo na área do município.

O julgamento estabeleceu que a atuação das corporações municipais deve respeitar as atribuições de outros órgãos de segurança pública, mas cooperem com as atribuições das polícias Civil e Militar, cujas funções são reguladas pela Constituição e por normas estaduais.

De acordo com o entendimento, as guardas municipais não têm poder de investigar, mas podem fazer policiamento ostensivo e comunitário e agir diante de condutas lesivas a pessoas, bens e serviços, inclusive realizar prisões em flagrante.

O relator, ministro Luiz Fux, frisou que o STF já tem entendimento de que, assim como as polícias Civil e Militar, as guardas municipais também integram o Sistema de Segurança Pública. Ele lembrou que a competência para legislar sobre a atuação das polícias cabe não só aos estados e à União, mas também aos municípios.

Seu voto foi acompanhado por oito ministros. “Não podemos afastar nenhum dos entes federativos no combate à violência”, afirmou o ministro Alexandre de Moraes. Ele defendeu que as guardas municipais não se restrinjam à proteção do patrimônio público, mas trabalhem em cooperação com os demais órgãos policiais.

Para o comandante da Polícia Municipal de São Sebastião, André Maciel, esta era uma discussão antiga, mas o resultado provou que o município estava no caminho certo.

“A segurança é prioridade em São Sebastião e esta decisão confirma que sempre estivemos certos na maneira de enxergar a segurança pública municipal”, disse o comandante Maciel.

Segundo ele, o município sempre esteve à vanguarda deste tema da segurança e desde 2017, vem recebendo investimentos sólidos em capacitações, treinamentos, equipamentos, novas frotas, canil, nova base no Guaecá e a nova base em construção do bairro São Francisco.

O município atua em parceria com as Polícia Militar e Civil, além de ter um Centro de Operações Integradas (COI) altamente informatizado e tecnológico.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Aniversário de Caraguatatuba tem show de Bruna Viola neste sábado na Praça de Eventos no Centro

Para comemorar o aniversário de 168 anos de Caraguá, a Prefeitura de Caraguatatuba preparou uma…

3 horas ago

Helicóptero Águia 18 socorre turista após cair de banana bolt na praia de Maranduba, em Ubatuba.

Moradora de 46 anos, de São José dos Campos, após cair do  aparelho ficou na…

4 horas ago

Advogado é morto durante assalto na Praia Grande, em Ubatuba

A Polícia Civil de Ubatuba registrou no começo da madrugada deste de sábado (19), um…

10 horas ago

Provão Paulista divulga lista de aprovados nas Fatecs e Univesp

Convocados devem fazer a matrícula online entre terça (22) e quarta-feira (23); informações sobre procedimentos…

11 horas ago

Caraguatatuba completa 168 anos de Emancipação e divulga Programação de Aniversário

Caraguatatuba faz aniversário e o governo municipal preparou uma programação especial para comemorar os 168…

18 horas ago

Encenação da 15° Paixão de Cristo emociona moradores e turistas em Caraguatatuba

A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) e a Prefeitura promoveram na noite desta…

20 horas ago