A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promove durante todo o verão o projeto “Ubatuba sustentável”.
O projeto consiste em abordagens, mutirões, palestras e demais ações ambientais que serão realizadas em praias e cachoeiras por 15 grupos/entidades da sociedade civil participantes do CMMA – Conselho Municipal de Meio Ambiente.
“O cuidado com a natureza deve ser um dos focos do Turismo Ecológico, o que só é possível com educação e integração. Essa conscientização é um processo a longo prazo. E, por isso, o turismo deve servir não somente para desfrutar das belas paisagens, mas também como um instrumento de aprendizado”, comenta Mônica Spegiorin, presidente da Associação Amigos do Jardim Pedra Verde e coordenadora de ações de conscientização da população, por meio da educação ambiental, e da destinação correta de resíduos no loteamento e na orla do Pedra Verde na praia do Lázaro, desde 2019.
Os recicláveis são direcionados para a cooperativa Coco&Cia e o restante vai para a estação de transbordo em Jambeiro, Vale do Paraíba.
“Quando destinamos corretamente os resíduos, eles retornam para a cadeia produtiva e podem ser reutilizados. Esse serviço implica diretamente na saúde pública, na qualidade de vida das pessoas, na qualidade da água e dos alimentos, além do fomento da economia da cidade e geração de empregos para pessoas vulneráveis e periféricas do município” complementa Simone Godoy, a coordenadora administrativa da cooperativa.
O projeto conta com o apoio da TPA-Taxa de preservação ambiental- iniciativa que foi proposta e aceita democraticamente pelo CMMA durante reunião online aberta ao público. E que torna possível, juntamente com as doações das entidades civis, a aquisição de itens de proteção individual, alimentação, transporte, protetor solar, banners e demais apoios necessários para o êxito de suas ações.
“A TPA representa um grande salto no turismo do município, pois cria condições de viabilização para um programa construído no Conselho de Meio Ambiente com o objetivo de tornar Ubatuba Sustentável, por meio da parceria entre sociedade civil organizada e o poder público”, conta Mônica.
“A educação ambiental estimula a mudança de hábitos e sensibiliza a sociedade sobre a necessidade de preservar a vida marinha, manter praias limpas e ter atitudes corretas para reduzir a degradação ambiental” conclui a Secretária adjunta de Meio Ambiente, Graziela Santini.
Confira as entidades da sociedade civil participantes:
1) APEVE (Praia do Lázaro)
2) SAI/PGA (Praia de Itamambuca)
3) ASAT(Praia do Tenório)
4) Ampa(Praia do Perequê-Açu)
5)Tamoio de Ubatuba
6)Instituto Bandeira Verde
7)Amprafé(Praia do Félix)
8)Instituto Argonauta
9)Associação da Domingas Dias (Praia da Domingas Dias)
10)Amfort (Praia da Fortaleza) 11)SALGA (Praia da Lagoinha)
12) SAL (Praia do Lázaro)
13) ABBU( Ilha dos Pescadores)
14) Coco&Cia
15) Associação Coaquira
Créditos da foto: Vânia Carozzo do Instituto Bandeira Verde em ação pela Associação Amigos da Praia do Félix.
Ilhabela foi palco, na última quarta-feira (20), de mais um belo espetáculo na região da…
O governo de São Paulo publicou nesta sexta-feira (22), no Diário Oficial, a abertura da…
A Associação de Surf, Cultura e Meio Ambiente de Cambury (Ascam), com apoio da Prefeitura…
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba apreendeu 60 cápsulas de cocaína e aproximadamente dois mil…
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba realiza neste sábado (23), das 9h…
Uma equipe do Corpo de Bombeiros foram acionados na manhã desta sexta-feira (22), após uma…