Simulado de Evacuação de Área de Risco em Boiçucanga atende 55 pessoas
O Simulado de Evacuação de Áreas de Risco, realizado nesta quarta-feira (6) no Morro 51, em Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, contou com o atendimento a 55 pessoas da comunidade, sendo 33 famílias. Desse total, foram 42 adultos, uma pessoa com deficiência, um adolescente e 11 crianças.
Com isso, em três dias de simulados, já são 185 pessoas atendidas em três comunidades, Boraceia, Vila Pernambuco, em Juquehy, e agora Morro 51, em Boiçucanga.
Assim como feito nesses outros bairros, os agentes da Defesa Civil da Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR) subiram o morro para orientar os moradores sobre a necessidade da descida até o ponto de encontro de forma que eles pudessem entender as rotas de fuga na eventualidade de um evento climático.
“Fiquei muito feliz. Acho importante eles nos orientarem em relação aos melhores lugares e mais seguros porque quando chove aqui dá medo”, contou a aposentada Josefa Santos Reis, 66 anos, que foi recebida pelas equipes da Prefeitura de São Sebastião junto com sua neta, a pequena Ester, de um ano e seis meses.
Mais uma vez o coordenador da Defesa Civil, Wagner Barroso, explicou aos presentes sobre a importância do treinamento e da comunidade ser multiplicadora da informação com seus vizinhos que não puderam comparecer ao treinamento.
“Esse simulado é para atender a vocês, para que saibam como chegar no ponto de encontro até que possam ser levados ao abrigo e que nossas equipes possam fazer o atendimento”.
O coordenador ainda destacou a importância de os moradores participarem do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec). “Esse núcleo está ligado diretamente com a Defesa Civil e vai receber as informações sobre situações climáticas de imediato. Vocês, mais do que ninguém, sabem onde estão os moradores e são os primeiros que podem ajudar a comunidade até a chegada das equipes”.
Já o secretário de Governo, Luis Carvalho, representando o prefeito Felipe Augusto e o vice-prefeito Reinaldo Moreira, reforçou o papel dos simulados que é de salvar vidas. “Essa é uma cultura de preservação de vida, como um plano de saúde. A gente paga para não usar. Aqui a gente treina também para não ser preciso colocar em prática”, comparou.
Também participaram do exercício organizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Defesa Civil da SEGUR, colaboradores das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), da Educação (SEDUC), de Governo (SEGOV), de Saúde (SESAU), de Serviços Públicos (SESEP) e de Pessoas com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), além do Fundo Social.
Nesta quinta-feira (7), a ação será na Rua Caraguatá, com o ponto de encontro em frente à Escola Municipal Prof.ª Edileusa Brasil Soares de Souza, em Maresias.
Confira os próximos locais dos simulados
7 de dezembro – (quinta-feira) – Maresias
Rua Caraguatá – ponto de encontro em frente à Escola Municipal (EM) Professora Edileusa Brasil Soares de Souza
13 de dezembro – (quarta-feira) – Topolândia – Olaria
Ponto de encontro Quadra do Olaria
14 de dezembro – (quinta-feira) – Morro do Abrigo
Travessas Timóteo e Viçosa – ponto de encontro no ponto final da Travessa Timóteo
18 de dezembro – (segunda-feira) – Canto do Mar – Chico Soldado
Ponto de encontro Escola Municipal (EM) Professora Joana Alves dos Reis