Simulado de acidente em alusão ao Maio Amarelo prepara órgãos de São Sebastião

Em alusão ao mês da conscientização e paz no trânsito, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), por meio do Departamento de Trânsito, realizou na manhã desta quarta-feira (8), o primeiro simulado de acidente no trânsito do ano. A ação contou com a participação de diversas forças de resgate, segurança e mobilidade. Desta vez, o ‘acidente’ envolveu um carro, um motociclista e uma ciclista, resultando em um ‘óbito’.

Além da equipe do Departamento de Trânsito, a operação contou com a participação da Polícia Municipal e Guarda Mirim; Secretaria de Saúde (SESAU), com o Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (SAMU); além do Corpo de Bombeiros e Instituto Médico Legal (IML). O simulado envolveu cerca de 20 pessoas, 12 viaturas e motocicletas e 10 aspirantes da Guarda Mirim.

O ‘acidente’ envolveu uma colisão frontal entre um carro, uma motocicleta e uma bicicleta. Logo após o acontecimento da ‘ocorrência’, as forças de segurança foram acionadas para prestar os socorros às vítimas. O condutor do veículo ‘machucou a cabeça’ e motociclista teve ‘fraturas expostas’. Ambos foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Já a ciclista não resistiu aos ferimentos e acabou indo a ‘óbito’ no local.

Dessa forma, as forças de segurança presentes na ação puderam avaliar o tempo/resposta, desde a primeira chamada até a chegada do socorro, bem como o encaminhamento dos pacientes até o UPA ou Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS).

O comandante do Corpo de Bombeiros de São Sebastião, Ícaro de Souza Veras Peixoto, destacou sobre a importância do preparo e agilidade no atendimento desse tipo de ocorrência. “É fundamental realizar o atendimento de resgate nos primeiros minutos, após uma ocorrência dessa gravidade, o que aumenta as chances de sobrevida da vítima. Por isso, o tempo/resposta tende ser o rápido possível”, contou.

Nesta ação, o Corpo de Bombeiros de São Sebastião utilizou um Auto Bomba, viatura preparada para atender ocorrências de trânsito, por possuir um reservatório de água para conter possíveis vazamentos de combustível que podem evoluir para um incêndio, além de diversos equipamentos de salvamento e resgate.

Responsável por prestar os primeiros atendimentos às ‘vítimas’, o Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (SAMU), encaminhou a ambulância de Suporte Intermediário de Vida (SIV-03) para a ocorrência. O equipamento é utilizado em casos de quadro crítico ou moderado, que precise de transferência do paciente, contando com uma equipe formada por um condutor socorrista, enfermeiro e técnico de enfermagem.

A diretora de Urgência e Emergência Móvel, Sheila Rezende, conta o que fazer ao presenciar um acidente real. “Primeiramente, manter a calma e entender o que está se passando com a vítima, para passar as informações corretamente e com riqueza de detalhes ao técnico de regulação que irá designar o tipo de viatura correta para atender a ocorrência, assim como a preparação da equipe”, conta.

Os agentes do Departamento de Trânsito de São Sebastião e Polícia Municipal tiveram o papel de trazer fluidez ao trânsito, permitindo o fluxo de veículos, além da chegada das equipes de resgate. Os servidores também prestaram orientações aos motoristas mais curiosos que acabaram passando devagar pelo ‘acidente’.

Curiosos
O simulado também atraiu olhares de dezenas de curiosos que trafegavam na Avenida Guarda Mor Lobo Viana, no Centro. Muitos desavisados achavam que se tratava de um acidente real e chegaram até a se emocionar ao olhar as ‘vítimas’ que estavam maquiadas para simulação.

A cozinheira Maria Francisca, 31 anos, moradora de Juquehy, na Costa Sul, conta que tomou um susto ao se deparar com a cena. “Achei que fosse real, devido à maquiagem dos atores”, explana.

Já o aposentado José Aécio Alves, 56 de anos, que mora em Maresias, foi outro desavisado que parou para acompanhar de perto a situação e, apesar de já ter presenciado outros acidentes não escondeu o espanto ao ver a cena. “Foi um choque ver um ‘corpo’ sendo levado assim”, conta.

O montador Waldemir Batista, 44 anos, ia com o filho pequeno ao dentista e parou quando se deparou com a cena. “Fiquei assustado porque estava muito real. Não sabia que era um simulado e foi assustador”.

Panfletagem
Em paralelo ao simulado, dez aspirantes da Guarda Mirim Municipal – Unidade Barequeçaba, realizaram uma ação de panfletagem no semáforo em frente ao Agiliza, entregando cards da campanha do Maio Amarelo.
A aspirante Maria Eduarda Bento de Oliveira avalia que é muito importante essa ação, até para conscientizar os condutores de veículos e motocicletas sobre a paz no trânsito, mas condena a atitude de alguns motoristas. “Alguns chegaram a fazer cara feia e até rasgar o panfleto em nossa cara”, lamenta.

Alcione dos Reis, coordenadora da unidade de Barequeçaba da Guarda Mirim, destacou a importância da ação realizada com os aspirantes da Guarda Mirim e motoristas do município. “Consciência é o caminho para a prevenção e diminuição do número de acidades. Para os alunos é de grande valia, pois hoje eles orientam e amanhã serão condutores”, comemora.

Simulado em Boiçucanga

Na próxima quinta-feira (16), a partir das 10h, o simulado irá ocorrer em Boiçucanga, na Costa Sul do município e deve mobilizar as mesmas forças de segurança, saúde e mobilidade, já que, mesmo se tratando de uma simulação, é necessário promover fluidez no trânsito durante sua realização.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!