Semana Santa em Caraguatatuba registra aumento de quase 50% na venda de peixes

Caraguatatuba tem registrado um aumento significativo na venda de peixes no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, em decorrência das comemorações da Semana Santa.

Os pescadores e permissionários apontam que as vendas de seus pescados aumentaram entre 40% e 50% nesta semana e tende a crescer nos próximos dias.

A procura está relacionada, principalmente, à alta no preço do bacalhau, que fez com que os consumidores procurassem outras opções para variar o cardápio. Peixes como a corvina, pescada, cação, robalo e linguado são os mais vendidos. Os preços variam entre R$ 20 e R$ 65, dependendo do pescado.

Segundo Edna do Espírito Santo de Assis, permissionária no Entreposto do Camaroeiro, as vendas de pescados tiveram um aumento expressivo. “Com a aproximação da Sexta-Feira Santa, há uma busca por peixes com preços mais acessíveis, o que resulta em um aumento nas vendas, quase 50%”, explica.

Embora o bacalhau seja um dos pratos preferidos desta época, os consumidores estão priorizando o que “cabe no bolso”.

Além disso, mesmo com a comercialização de camarões congelados, pescados antes do período de defeso, os crustáceos ainda são os queridinhos dos clientes, conforme explica outro permissionário do Entreposto do Camaroeiro, César Antunes. Em seu boxe os preços dos camarões variam de 45 a 60 reais.

Confira as dicas na hora da compra

O peixe bom tem a pele brilhante. As escamas devem estar bem firmes no corpo do peixe. Se puxar e soltar com facilidade, é um indicio de que não está bom para o consumo. Assim como a pele, os olhos devem estar brilhantes com cores vivas. Caso estejam cinza ou esbranquiçados, é um mau sinal. As guelras do peixe, localizada no fim da cabeça, deve estar o mais avermelhada possível. Descarte as rosadas ou acinzentadas.

Importante também apertar com leveza a barriga do peixe. Se a musculatura estiver firme é uma característica de peixe fresco. Peixes tem cheiro forte, mas não igual em todos. Os bons cheiram à maresia. O pescado deve estar coberto de gelo limpo e em superfície adequada. O atendente deve estar vestido com roupas limpas, sapato fechado, proteção nos cabelos, luvas e máscara.

Serviço

Entreposto de Pesca do Camaroeiro – Av. Dr. Arthur Costa Filho, s/nº, Centro.

Entreposto de Pesca do Porto Novo – Alameda Antônio Luiz da Câmara Coutinho, 135, Porto Novo.

Box de Comercialização de Pescados da Praia da Cocanha – Av. João Gonçalves Santana, 105, na Praia da Cocanha.

 

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!