Categories: CidadesUbatuba

Segmentos do poder público alinham ações de fiscalização em Ubatuba

Nesta  semana a Secretaria de Turismo (Setur) promoveu uma reunião para o planejamento de ações de fiscalização nas praias e trilhas de Ubatuba, que contou com a participação da Secretaria de Meio Ambiente de Ubatuba. Este é o segundo encontro com essa finalidade – o primeiro deles ainda contou com a presença da Companhia Municipal de Turismo (Comtur), Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Ambiental.

De acordo com a Setur, são ações de combate a atividades irregulares do Turismo, principalmente em ocasiões como feriados, como acampamentos, a atuação de guias de turismo sem o devido credenciamento que o Ministério do Turismo exige, vendas de passeios para atrativos da cidade por meio de agências ilegais, atividades ilegais como ambulantes e comércio ilegal de produtos e desordenamento turístico – tudo que envolve o segmento.

“Também iremos planejar ações mais contundentes, como as que fiscalizam pessoas que percorrem as trilhas e acabam agredindo o meio ambiente, ou casos em que grupos fazem o percurso das trilhas com o número de integrantes além da capacidade de carga e sem guias de Turismo. Hoje, as maiores demandas são na Região Sul do município”, explicou o diretor de Desenvolvimento do Turismo, Rodrigo Andrade.

O grupo ainda deve realizar mais encontros para definir as datas e os atrativos em que serão executadas as ações, pois além das fiscalizações terrestres, a operação contará, ainda com o apoio da Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Norte – Apa Marinha LN para as ações marítimas, como a fiscalização de embarcações.

Guia de Turismo

A profissão de Guia de Turismo é reconhecida em âmbito federal- lei 8623/93 e o exercício ilegal da profissão é crime, conforme artigo 47 do decreto de lei nº3688/41. Caso alguém seja flagrado nestas condições será conduzido à delegacia da cidade.

Para alguns atrativos da cidade, a contratação do Guia ou monitor local é facultativa, porém, em área de Unidade de Conservação, como o Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, é obrigatório a contratação de monitor ambiental credenciado, para acessar, por exemplo, o atrativo Cachoeira da Água Branca.

Existem, ainda, trilhas que são gerenciadas pelas Comunidades Tradicionais então, dependendo do passeio, também existe a exigência de contratação de agência, Guia regulamentado ou monitor credenciado.  A contratação do profissional permite que o passeio tenha mais segurança e menos preocupação, caso tenha um imprevisto que, sozinho, seria mais difícil de resolver – principalmente em passeios mais arriscados.

Serviços regularizados

É importante destacar que esse tipo de comportamento tem prejudicado a cadeia produtiva do turismo em Ubatuba, como agências de turismo legalizadas e guias de turismo credenciados no Ministério do Turismo através do CADASTUR.

A Setur alerta e orienta todos os visitantes a sempre procurarem serviços legalizados, visando maior segurança. Para saber mais sobre agências e guias de turismo credenciadas, tirar dúvidas e procurar sugestões que atendam o que está sendo planejado, o interessado pode entrar em contato com o Centro de Informações Turísticas (CIT) da secretaria de Turismo de Ubatuba pelo telefone (12) 3833-9123 ou pelo endereço eletrônico secretariadeturismo@ubatuba.sp.gov.br

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Chuva intensa coloca São Sebastião em estado de alerta e provoca quedas de árvores e falta de energia

São Sebastião entrou em estado de alerta neste fim de semana após registrar chuvas intensas…

15 horas ago

Defesa Civil de Ilhabela registra 30 quedas de árvore com chegada da frente fria

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Defesa Civil, informa que, devido à forte chuva…

15 horas ago

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros resgatam 12 pessoas em área alagada de Ubatuba

Famílias desalojadas na região do Taquaral estão abrigadas na EM José Simeão Conforme previsão da…

17 horas ago

Serra Antiga da Tamoios está temporariamente interditada por alto volume de chuvas

Fluxo está sendo feito pela Serra Nova com Operação Comboio A Concessionária Tamoios informa que,…

18 horas ago

TV Câmara estreia neste sábado o programa ‘A Cara de Caraguá’ para celebrar os 168 anos de Caraguatatuba

Em comemoração aos 168 anos de Caraguatatuba, comemorado dia 20 de abril, a TV Câmara…

1 dia ago

Jornalista é preso após descumprir medida protetiva em Ilhabela

A Polícia Civil de Ilhabela, por meio do Setor de Investigações, efetuou a prisão de…

1 dia ago