Secretaria de Turismo de São Sebastião é finalista no Concurso de Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros promovido pela Embratur
A Prefeitura de São Sebastião, representada pela Secretaria de Turismo de São Sebastião (SETUR), foi uma das grandes finalistas no Concurso de Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros, realizado pela EmbraturLAB – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo.
São Sebastião esteve entre as dez melhores experiências de práticas sustentáveis participantes, das 47 candidaturas e 201 experiências cadastradas (https://embraturlab.com.br/concurso-esg-experiencias-sustentaveis-nos-destinos-brasileiros/), concorrendo com secretarias de turismo de Estados como São Paulo, Alagoas, Paraná e grandes capitais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.
A SETUR foi selecionada com as experiências de Turismo de Base Comunitária (TBC), a Reserva Indígena Rio Silveiras, o Turismo de Avistamento Responsável de Baleias, o Festival Gastronômico Caiçara e as Visitas Monitoradas no Centro Histórico.
“É com imenso orgulho que recebemos esse reconhecimento da Embratur e é uma honra para nosso município, reforçando que estamos no caminho certo. Este destaque demonstra que as ações realizadas desde 2017 na gestão do prefeito Felipe Augusto, voltadas para o desenvolvimento sustentável e a valorização da nossa cultura e do meio ambiente, têm gerado frutos significativos. Além disso, este reconhecimento reforça nosso compromisso em posicionar São Sebastião como um destino de destaque no turismo internacional, promovendo nossas belezas naturais, nossa rica cultura caiçara e ações inovadoras de turismo responsável.”, ressaltou a Secretária de Turismo, Adriana Augusto Balbo.
O objetivo do concurso foi de valorizar e incentivar iniciativas sustentáveis bem-sucedidas, com potencial para serem replicadas no setor turístico e incluídas na promoção internacional do Brasil. As práticas de ESG nos destinos turísticos brasileiros são essenciais para promover um desenvolvimento sustentável, que preserva a biodiversidade e fortalece as comunidades locais.
Lembrando que o conceito de ESG é uma forma de avaliar o compromisso de uma instituição com boas práticas nesses três pilares: Ambiental, Social, Governança.