Saúde Bucal de Ilhabela apresenta retomada das atividades

O vírus pode se propagar de pessoa para pessoa por meio de gotículas do nariz ou da boca

 Com a pandemia muitos serviços da rede pública tiveram que adaptar suas atividades de rotina às medidas preventivas adotadas pela sociedade, para combate e controle da Covid-19. Com a odontologia não poderia ser diferente, ela não é mais a mesma em todo mundo desde a chegada da doença.

O tratamento dentário nos consultórios odontológicos passou por modificação. Ante à proximidade do cirurgião dentista com o paciente, conforme sua área de atuação (na cavidade oral-boca estão presentes grande quantidade de microrganismos) e devido a utilização da caneta de alta rotação (motorzinho) como ferramenta essencial, o tratamento dentário foi classificado como alto risco de transmissão da doença.

Em vista deste problema, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, através da Coordenação da Saúde Bucal, passou a adotar medidas preventivas embasadas nas recomendações do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e do Conselho Estadual de Odontologia (CROSP), que dispõe sobre a retomada dos atendimentos odontológicos nas Unidades de Saúde da Família (USF) do município.

O coordenador da Saúde Bucal, Rodrigo Gargantini Soares, explica o motivo da redução nos atendimentos odontológicos. ”foi reduzida pela metade a capacidade de atendimentos e ofertas de vagas, além de tomarmos medidas menos invasivas e mais rápidas, para que os profissionais possam ter mais tempo para paramentação, desparamentação, desinfecção, e ventilação da sala. Hoje, visualizo uma volta à normalidade, com capacidade total de atendimento, somente com o advento da nova vacina”, salienta o coordenador.

O tratamento especializado como a Prótese (dentadura) ainda está interrompido por entenderem que a maioria dos usuários é idosa e se enquadra no grupo de risco e grande vulnerabilidade.

A capacidade de atendimento (em período normal, fora da pandemia) às pessoas agendadas para tratamento é de 06 (seis) usuários por período, ou 12 (doze) por dia. Além disso, atende-se também usuários que procuram a USF diariamente em caso de urgências, para alívio imediato da dor ou desconforto. Nesse caso, não é um atalho para o tratamento completo. Será solucionado de forma pontual o problema, e o mesmo será orientado para o agendamento.

Protocolo de Atendimento em Ilhabela

Seguindo a última Política Nacional da Atenção Básica, (PNAB) 2017, o acesso ao tratamento dentário é preferencial às pessoas em situações de maior vulnerabilidade. São elas: gestantes, bebês, crianças de 1 a 14 anos (matriculadas na rede pública ou privada), pessoas com necessidades especiais ou em tratamento de neoplasias, doentes crônicos que participam dos grupos organizados pelas equipes das USF (hipertensos e diabéticos). Tais usuários representam uma grande parcela da capacidade de agendamento.

Para contemplar a população que não se enquadra nessas situações acima, abre-se a agenda uma vez ao mês ou semanalmente. Cada USF tem autonomia para definir sua periodicidade de abertura de vagas, por isso, antes de sair de casa a recomendação é se informar qual o dia certo para comparecer para agendamento.

Para o agendamento é necessário se atentar a data e horário de abertura de vagas, levar cartão SUS, documento pessoal e comprovante de residência.

Para realizar o tratamento dentário completo, deve ser agendada consulta; participar da conversa (mensal/semanal) realizada pelo dentista de cada USF, onde será explicado o funcionamento do serviço e orientado sobre saúde bucal; fazer a primeira consulta para elaboração do plano de tratamento e posteriormente ir nas consultas agendadas.

Uma vez concluído o tratamento, o usuário sairá da USF com agendamento (dia e hora marcada) para o próximo ano, se inserindo num ciclo de visitas anuais para o resto da vida.

Em caso de necessidade de tratamentos especializados, como canal (endodontia) prótese (dentaduras), cirurgias (3º molares) investigações de doenças e tratamentos no hospital, o usuário deverá passar primeiramente em consulta com o dentista da USF do seu bairro, onde será avaliada a necessidade da intervenção especializada e posteriormente o mesmo será encaminhado.

Saúde Bucal de norte a sul do arquipélago

As equipes de saúde bucal atuam intensamente em todas as escolas e creches municipais com visitas semestrais, aplicações de flúor, exames bucais com avaliação de risco, distribuição de escovas dentais e educação em saúde bucal. Ano passado 2019, foram mais de 50 mil escovações supervisionadas nas escolas e quase 6 mil aplicações de flúor em crianças acima de 5 anos de idade.

No período de Pandemia em que as crianças estão em casa, provavelmente, segundo a equipe, se alimentando com alimentos ultra processados, carregados de açúcar, e diminuíram a frequência de higiene bucal. Pede-se atenção dos pais ou responsáveis.

A Saúde Bucal está presente: nas Unidades de Saúde da Família, com serviços agendados, plantões odontológicos e serviços especializados; o hospital municipal Mário Covas Júnior conta com a Odontologia Hospitalar, onde são realizadas avaliações bucais diárias dos pacientes internados, cuidados e evolução dos mesmos, além do Programa Melhor em Casa, com visitas e avaliações domiciliares às pessoas acamadas feitas por um dentista.

Eles ainda estão presentes com os Plantões Odontológicos realizados aos finais de semana, feriados, na USF do Perequê, sendo nas sextas-feiras e véspera de feriados das 17h às 23h e nos sábados, domingos e feriados das 07 às 19h, assim como um cirurgião buco maxilo facial que atua no hospital Mário Covas Jr. e no Centro de Referência da Mulher.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Inscrições para Corrida de Aniversário da Cidade começam na próxima segunda-feira

Os amantes da corrida de rua já podem se preparar e marcar no calendário um…

5 horas ago

SP fará restituição de IPVA a donos de veÍculos roubados ou furtados em 2024

Secretaria da Fazenda e Planejamento reembolsará mais de R$ 24 milhões divididos em quatro lotes,…

6 horas ago

Chuva intensa coloca São Sebastião em estado de alerta e provoca quedas de árvores e falta de energia

São Sebastião entrou em estado de alerta neste fim de semana após registrar chuvas intensas…

22 horas ago

Defesa Civil de Ilhabela registra 30 quedas de árvore com chegada da frente fria

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Defesa Civil, informa que, devido à forte chuva…

22 horas ago

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros resgatam 12 pessoas em área alagada de Ubatuba

Famílias desalojadas na região do Taquaral estão abrigadas na EM José Simeão Conforme previsão da…

1 dia ago

Serra Antiga da Tamoios está temporariamente interditada por alto volume de chuvas

Fluxo está sendo feito pela Serra Nova com Operação Comboio A Concessionária Tamoios informa que,…

1 dia ago