São Sebastião retorna ao Codivap na primeira reunião do ano
Codivap mantém diretoria e discute sobre royalties
A Prefeitura de São Sebastião voltou a fazer parte do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Mantiqueira) na primeira reunião do ano, realizada na manhã desta quinta-feira (31).
O prefeito sebastianense, Felipe Augusto explicou que tradicionalmente a cidade sempre participou do consórcio, mas ao assumir o Governo Municipal precisou se retirar de todas as associações, para reorganizar as finanças do município.
“Foram mais de R$ 400 milhões apurados em desvios dos cofres públicos de São Sebastião. Ao assumir a Prefeitura precisava colocar tudo em ordem”, explicou Felipe Augusto, que agradeceu o prefeito de Ubatuba, Délcio José Sato, pelo retorno ao consórcio.
“Foi graças ao Sato, que insistiu no retorno de São Sebastião para que o município se unisse com as cidades de toda a região e fortalecesse o Codivap”, disse.
Felipe Augusto trouxe à pauta de discussões o risco iminente de queda nos royalties, que pode entrar em votação a qualquer momento no Supremo Tribunal Federal (STF).
“Os municípios que recebem essa compensação correm o risco de perderam até 70% de royalties. O assunto precisa de nossa atenção, união e esforços”, ressaltou.
Délcio Sato disse acreditar na articulação dos prefeitos consorciados e que a união dos políticos reflete uma nova maneira de se fazer política. “Está vindo uma nova era da política no país. Mas isso só virá se formos unidos”, considerou.
O consórcio, formado por 44 municípios, realizou a eleição para nova diretoria. Os prefeitos optaram pela manutenção da atual presidência, e assim o consórcio segue gerido pelo prefeito de Ubatuba, Délcio José Sato. O vice-presidente continua ser o prefeito de Aparecida, Ernaldo Cesar Marcondes.
Por fim foi apresentado um balanço das ações do Codivap no ano passado, que se destacou pela reorganização nas finanças e na comunicação.