A Prefeitura de São Sebastião por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), em parceria com a Faculdade de São Sebastião (FASS) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), deu início ao ‘Projeto Samuzinho’, na última segunda-feira (07), na Escola Municipal Prof.ª Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, no Pontal da Cruz, na região central do município.
De acordo com o SAMU, a ideia é sensibilizar as crianças e a comunidade escolar sobre a importância e as finalidades do serviço, os riscos do trote para o sistema de emergência.
Durante as atividades realizadas na escola, as crianças também aprenderam o que fazer em situações de urgência como manobras de desengasgo, curativos, desmaios, crises convulsivas e queimaduras.
O instrutor do SAMU, Davidson Monteiro, ainda falou sobre a dinâmica utilizada pelo projeto junto às crianças. “As informações passadas para os alunos são de fácil assimilação para que eles se consigam repassar o conhecimento e possam orientar as famílias, vizinhos e colegas sobre quando ligar ou não para o 192, evitando passar trotes”, afirmou.
A professora do 5º ano, Mônica Sampaio, participou das atividades e contou sobre a curiosidade dos alunos e a importância do projeto na escola. “Eles ficaram ansiosos e muito animados. Percebemos o interesse e a curiosidade dos alunos durante as atividades realizadas pelo SAMU, que são de extrema importância, pois o aluno passa a conhecer os riscos que podem ocorrer no dia e evitar algumas situações de emergência”.
O projeto educativo estará presente em 18 escolas de ensino fundamental I, neste primeiro momento para os alunos do 5º ano, atendendo a mais de mil alunos em dois meses. O mascote “Samuzinho” também participa das atividades.
Em 2018, as ligações de trotes ao SAMU de São Sebastião indicaram queda após implantação do projeto. Os índices registraram queda de 60% nos trotes. Em 2017 foram mais de 700 trotes, já em 2018 foram 427.
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação…
São Sebastião costuma receber megaeventos de beach tennis, mas desta vez a cidade superou todos…
Neste sábado, 12 de abril, a partir das 9 horas, no Espaço Cultural Casa da…
A Praia do Perequê será o cenário de mais uma edição do Ilhabela Jam, que…
Ubatuba recebeu uma remessa de kits de ajuda humanitária enviados pela Coordenadoria Estadual de Proteção…
Um idoso de 70 anos, morreu afogado na tarde de segunda-feira (7), na praia da…