São Sebastião é a cidade que mais cria vagas de emprego com carteira assinada no Litoral Norte
Município é a terceira cidade acima de 80 mil habitantes que mais gerou empregos per capita nos últimos 12 meses
A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) e de Planejamento (SEPLAN), divulgou os números de empregos gerados no mês de setembro, presentes no Plano Municipal de Desenvolvimento Integrado. Foram 266 novas vagas com carteira assinada, números que colocam o município como líder no Litoral Norte em geração no acumulado do ano.
Entre janeiro e setembro, São Sebastião criou 1.939 novas oportunidades com carteira assinada, enquanto as demais cidades do Litoral Norte fecharam 265 vagas, o que coloca o município como responsável por 100% dos empregos criados na região em 2022.
Desde janeiro de 2020, São Sebastião é responsável por 59,2% das vagas de empregos criadas no Litoral Norte. O município gerou 3.609 oportunidades de trabalho com carteira assinada no período, enquanto as demais cidades da região, somadas, criaram 2.480 empregos.
Outros dados apurados pela SEPLAN mostram que São Sebastião foi a terceira cidade do Estado de São Paulo, acima de 80 mil habitantes, que mais gerou empregos nos últimos 12 meses, proporcionalmente à população. Foram criadas 2.666 oportunidades de trabalho com carteira assinada, no período avaliado. Também foram abertas 1927 empresas no município, nos últimos 12 meses, segundo o Painel Mapa de Empresas do Ministério da Economia.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Frederico Schwarz Mazzucca, explica que a SEDES, através do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), registra as vagas de emprego e encaminha os munícipes interessados para as empresas cadastradas, articulando o empregador e os candidatos como forma de incentivar e promover a empregabilidade e geração de renda no município. O diretor do Departamento Emprego e Renda da SEDES, Afonso da Silva Vale, explica que, entre os fatores que levaram São Sebastião a manter a liderança regional na geração de empregos, estão os investimentos em infraestrutura e eventos. “Temos feito a preparação do trabalhador por meio do CIP (Centro Integrado Profissionalizante), que sempre disponibiliza cursos nas áreas do comércio, construção civil e indústria. O prefeito (Felipe Augusto) tem investido bastante na qualificação e na infraestrutura. Importante frisar que o índice de confiabilidade da gestão municipal é muito grande, tanto que muitos empresários estão buscando São Sebastião para montar os seus negócios. Temos parcerias com o SEBRAE e Banco do Povo, que permitem gerar novos empreendedores e tem fortalecido bastante os dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Resumidamente, temos um pacote de ações do governo municipal que destacam São Sebastião no Estado e no Brasil. É o resultado de um grande trabalho; do qual estamos colhendo frutos”.
Dados
Os dados sobre a geração de empregos com carteira assinada são do CAGED, do Ministério do Trabalho e da Previdência Social. O período analisado é de setembro de 2021 a agosto de 2022.
A SEPLAN monitora esses indicadores como parte do Plano Municipal de Desenvolvimento Integrado, instrumento de planejamento utilizado para o estabelecimento de diretrizes, projetos e ações às secretarias municipais para os próximos anos, integrando, por meio das ações, o desenvolvimento municipal.