São Sebastião celebra Dia Mundial de Doação de Leite Humano e homenageia doadoras
A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Banco de Leite Humano (BLH), que atua em conjunto com o Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA), tem muitos motivos para comemorar o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado nesta sexta-feira (19).
Atualmente, o BLH conta com a doação de 14 mães e recolhe, mensalmente, cerca de 15 litros de Leite Humano Ordenhado. A maioria desse alimento é direcionado à Unidade Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Santa Casa de Caraguatatuba.
Nesta quarta-feira (17), durante o evento ‘Tardezinha no CIAMA’, a equipe do BLH/CIAMA entregou uma lembrancinha às mães em agradecimento à doação, marcando a data.
O leite materno é destinado a bebês de risco e prematuros, especialmente aos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, e representa esperança de sobrevivência e recuperação para os recém-nascidos.
O alimento é recolhido nas casas das doadoras pela equipe do Banco de Leite, passa por processo de pasteurização e rigorosos testes e controles de qualidade, a fim de garantir a segurança alimentar. As mães, antes de se tornarem aptas à doação de leite humano, passam por consulta médica e realizam exames.
Doação
Para as mães que doam, o sentimento de poder ajudar quem precisa é de alegria e gratidão.
A doadora Karina Fernanda Santos, de 34 anos, diz que é muito especial poder contribuir com outras mães. “Com a maternidade, deixamos de fazer muitas coisas que fazíamos antes, e sentir que integramos uma rede de apoio é muito bom”, conta. “Também precisei de ajuda no final da minha gestação e encontrei no CIAMA, então, poder ajudar outras mulheres a passar pelos desafios que essa nova fase traz é muito importante.”
Edna Pereira dos Santos, de 38 anos, é doadora de leite humano pela segunda vez e considera a doação uma oportunidade de salvar vidas. “O leite materno pode salvar muitas crianças que não têm a oportunidade de ser amamentadas no primeiro momento de vida, por precisarem ficar na UTI”, diz.
A doadora Francine Maria da Silva, de 29 anos, conta que descobriu o quanto o leite materno é precioso ao necessitar desse alimento durante o período que a filha ficou internada na UTI neonatal. “Eu já tinha conhecimento da importância, assim como a intenção de doar, mas na UTI tive o impulso que faltava, ao ver o quanto é necessário para os bebês de mães que não conseguem amamentar”, comenta.
A enfermeira obstetra e coordenadora do CIAMA, Pollyana Braga, pede às mulheres que estão amamentando e desejam se tornar doadoras de leite materno que entrem em contato com o Banco de Leite e ajudem a salvar vidas. “Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho. Doe leite materno”, ressalta.
Os telefones para informações são (12) 3891-4957 (CIAMA/BLH Topolândia) e (12) 3865-8087 (CIAMA/BLH Costa Sul).
Celebração
O objetivo do Dia Mundial de Doação de Leite Humano é promover debate e sensibilização sobre a importância do aleitamento materno e a doação de leite humano; e divulgar os bancos de leite humano nos estados e municípios brasileiros.
O leite materno é o principal alimento para o recém-nascido e para o bebê, pois possui todos os nutrientes na quantidade adequada e oferece proteção contra doenças por meio de anticorpos recebidos da mãe.
A recomendação é que a criança seja alimentada exclusivamente com leite materno até os seis meses de vida e que, mesmo após a introdução alimentar, continue recebendo o leite materno no mínimo até completar dois anos de vida.
Doar leite materno é um ato de amor e salva vidas.