SAMU realiza mais de 9,5 mil atendimentos em 2022 com 452 ocorrências de acidentes de trânsito
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Caraguatatuba realizou entre janeiro e agosto de 2022 mais de 9,5 mil atendimentos com as Unidades de Suporte Avançado (USA) e de Suporte Básico (USB).
Pelos dados divulgados pela Secretaria de Saúde, boa parte dos atendimentos se refere ao mal súbito, com 3.876 ocorrências. O mal súbito pode estar relacionado a diversas causas, desde um quadro de desidratação até doenças mais graves como AVC (Acidente Vascular Cerebral), infarto, arritmias cardíacas e aneurismas.
Já os casos de convulsão vêm na sequência (449 ocorrências), seguido de emergências com gestantes (270 ocorrências) e hipertensão (185 ocorrências).
Ainda de acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Saúde, 2.635 ocorrências de traumas foram atendidas pelo SAMU no período, sendo 1.293 relacionadas a quedas em geral, 207 de acidentes de trânsito com vítima, 147 de acidentes de moto e 98 ocorrências de acidente de bicicleta.
O SAMU de Caraguatatuba tem uma das melhores estruturas da região para atendimento de emergência e hoje conta com quatro bases (Centro, Massaguaçu, Porto Novo e Golfinhos).
Atualmente, o serviço no município conta com quatro ambulâncias de Unidade de Suporte Básico (USB), aquelas que atendem casos de menor complexidade e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), para atender casos mais complexos, com bases descentralizadas nas regiões Sul, Norte e Centro. Em Caraguatatuba são 65 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.