Sabesp isenta cobrança de água para 600 famílias impactadas pelas chuvas em São Sebastião
Mais de 600 famílias de São Sebastião que possuem o benefício das tarifas Residencial Social e Residencial Vulnerável serão isentas do pagamento de contas pela Sabesp.
Além disso, a companhia reclassificará a tarifa de 20 hotéis e pousadas que estão acolhendo a população desabrigada pelas chuvas de fevereiro como Entidade de Assistência Social, resultando em valores reduzidos.
Aprovada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (ARSESP), a medida terá validade de seis meses e ajudará a reduzir os impactos causados pelas chuvas no Litoral Norte. A iniciativa se soma aos esforços do Governo do Estado para reconstruir a região.
A isenção não exigirá solicitação prévia junto à Sabesp, já que ela será aplicada automaticamente, com data retroativa a 19 de fevereiro, data em que foi decretado estado de calamidade pública pelo município.
Os consumidores que efetuaram o pagamento de contas durante o período de isenção receberão um crédito que será aplicado como desconto em cobranças futuras.
Mais ações
A Sabesp iniciou a construção de um sistema de abastecimento de água que atenderá os bairros de Barra do Sahy, Baleia e Cambury/Cambuzinho, na Costa Sul de São Sebastião.
Cerca de 6.000 imóveis serão conectados à rede, beneficiando quase 30.000 pessoas, incluindo moradores, turistas e veranistas. O investimento total será de R$ 29 milhões e a previsão é que as obras sejam concluídas no final deste ano.
Enquanto as obras estão em andamento, a Sabesp instalou três caixas d’água coletivas na parte baixa da Vila do Sahy e outras três estão sendo implantadas no bairro Baleia Verde, também na Costa Sul do município.