Robô virtual ajuda no atendimento do Poupatempo
‘Poupinha’ já trocou mais de 200 milhões de mensagens com internautas e fez mais de 9 milhões de agendamentos
Para que facilitar e agilizar a vida do cidadão, o Poupatempo conta com um atendente virtual capaz de auxiliar o internauta na hora de fazer agendamentos no site do Poupatempo e também nas redes sociais. O robô virtual é conhecido como “Poupinha” e fica visível na página inicial do Poupatempo.
O atendente virtual funciona com tecnologia de inteligência artificial. De acordo com o Superintendente Ernesto Mascellani Neto, da Prodesp, empresa responsável pela gestão do Poupatempo, o “Poupina” é um programa de computador que interage com o cidadão como se fosse uma pessoa conversando por meio de um chat, ou seja, uma caixa de diálogo para troca de mensagens.
“O Poupinha, em pouco mais de dois anos, desde dezembro de 2016, já trocou mais de 200 milhões de mensagens com internautas. Além disso, o robozinho já fez mais de 9 milhões de agendamentos. Ele utiliza linguagem coloquial e atende tão bem que muita gente agradece, manda abraços e responde com mensagens como ‘Deus te abençoe’”, conta o superintendente.
Além de assegurar mais conforto aos usuários, o agendamento também distribui a demanda de maneira uniforme ao longo do expediente, evitando que o sistema e os funcionários fiquem sobrecarregados ou ociosos.
“Achei muito prático. Parece que estamos realmente falando com uma pessoa. Consegui agendar meu atendimento de maneira simples e sem complicação. Está aprovado”, diz a aposentada Cirlei Gomes.