Reunião discute alternativas para temporada na Ilha das Couves

Acordos e condicionantes de regras foram pré-estabelecidos

Na tarde da última segunda-feira, 04, uma reunião entre Fundação Florestal (FF), Fórum de Comunidades Tradicionais, Marinha, Prefeitura e comunidade discutiu o entendimento do trade turístico sobre a melhor maneira de executar a gestão da Ilha das Couves por meio da comunidade da Vila Picinguaba.

O encontro serviu para alinhar e destacar pontos de vistas distintos, cujas observações pudessem agregar o plano de gestão apresentado pela comunidade ao MPF e, principalmente, permitir um melhor planejamento para a temporada 2019/2020.

A reunião ainda contou com a presença do diretor executivo da FF, Rodrigo Levikovicz, e do diretor Litoral Norte da instituição, Diego Hernandes, que fez uma apresentação com o objetivo “não de ditar regras – o que e como ser feito , mas expor o olhar sobre a forma que esse plano precisa ser construído, enfatizando os requisitos para desenvolver as atividades com base nas premissas da Fundação”.

Hernandes solicitou a participação dos atores e segmentos e reconheceu a importância de diferentes visões, salientando que isso faz parte do processo democrático. Colocou, ainda, quatro pontos essenciais para embasar a discussão e traçar soluções: contextualizar atuação da FF, premissas, contribuições técnicas a pedido do MPF e contribuição para a proposta (diretrizes).

Outros itens relevantes citados pela Fundação foram:  prevenção e mitigação dos impactos ambientais, como lixo e poluição; fortalecimento das unidades de conservação e dos que delas vivem; uso sustentável de territórios com vocação turística e ordenamento do turismo sustentável.

 Ilha das Couves

Hernandes explicou como foi feito o cálculo de capacidade de carga turística, citando que o número foi baseado em capacidade de espaço/ manejo, variáveis numéricas e, por isso, é possível aumentar o limite, caso haja estrutura e ordenamento.

Ele ainda reforçou três fases estruturantes para a construção de um plano de gestão – normatização, ordenamento e monitoramento.

 Debate

Temas como educação ambiental, lixo e turistas foram abordados no momento das discussões. Porém, foi identificada a necessidade de definição de um ponto de partida para iniciar o planejamento, sendo eleita a capacidade de carga/ limite – algo que seja bom para todos em termos de município, pois a cidade depende 100% do Turismo ou seja, algo desenvolvido de uma forma organizada para que todos possam sobreviver.

A advogada do Fórum de Comunidades Tradicionais Angra, Paraty e Ubatuba (FCT), Thatiana Lourival, ressaltou a necessidade de ação conjunta de ordenamento para, também, manter a qualidade do Patrimônio Cultural, preservando, fortalecendo e cuidando da comunidade.

Já o articulador do FCT, Santiago Bernardes, frisou que o encontro “é um chamado para os atores, em que tudo está sendo pensado e trabalhado com urgência de tempo visando a temporada”.

Protagonismo da Picinguaba

A comunidade da Vila Picinguaba apresentou a proposta de Termo de Uso Sustentável (TAUS) encaminhada ao Ministério Público Federal (MPF), que contém 10 passos para cuidar da Ilha. A partir daí, foram definidos alguns acordos e condicionantes de regras para os atores se sensibilizarem e entenderem as ações necessárias para cada categoria.

O secretário de Turismo, Potiguara do Lago, avaliou a reunião como positiva. “Conseguimos colocar todos os atores frente a frente, para haver uma conversa produtiva em que todos expuseram suas opiniões para chegar a um consenso. Foi bem produtivo”, explicou.

O próximo passo é definir o artifício legal e documentação necessária para que a fiscalização seja efetiva, além de cobrar do MPF e da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) a definição do responsável pela gestão do local.

“A Prefeitura está a favor da comunidade. É importante destacar que apoiamos iniciativas de Turismo de Base Comunitária e ações que estimulem o empreendedorismo e geração de emprego e renda de forma sustentável”, finalizou o secretário.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Chuva intensa coloca São Sebastião em estado de alerta e provoca quedas de árvores e falta de energia

São Sebastião entrou em estado de alerta neste fim de semana após registrar chuvas intensas…

13 horas ago

Defesa Civil de Ilhabela registra 30 quedas de árvore com chegada da frente fria

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Defesa Civil, informa que, devido à forte chuva…

14 horas ago

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros resgatam 12 pessoas em área alagada de Ubatuba

Famílias desalojadas na região do Taquaral estão abrigadas na EM José Simeão Conforme previsão da…

16 horas ago

Serra Antiga da Tamoios está temporariamente interditada por alto volume de chuvas

Fluxo está sendo feito pela Serra Nova com Operação Comboio A Concessionária Tamoios informa que,…

16 horas ago

TV Câmara estreia neste sábado o programa ‘A Cara de Caraguá’ para celebrar os 168 anos de Caraguatatuba

Em comemoração aos 168 anos de Caraguatatuba, comemorado dia 20 de abril, a TV Câmara…

23 horas ago

Jornalista é preso após descumprir medida protetiva em Ilhabela

A Polícia Civil de Ilhabela, por meio do Setor de Investigações, efetuou a prisão de…

1 dia ago