Resultado da ADL em 4% coloca Caraguatatuba em situação de risco para epidemia de dengue

A partir desta quarta-feira (4), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, intensificou as ações de controle ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Até o momento, o município registrou 61 casos positivos.

A preocupação é devido ao aumento de casos e do resultado da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) realizada pelos agentes do controle de dengue do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) durante o mês de abril. O índice obtido foi de 4% considerado a média para o município. A atenção vai para região sul que registrou taxa de 8,4%.

De acordo com o Ministério da Saúde, o índice menor que 1,0% é considerado satisfatório; de 1,1% a 3,9%, o município entra em estado de alerta; e acima de 4,0% é considerado alto risco.

As atividades de combate ao criadouro do mosquito iniciam no bairro Golfinhos, com vistorias e a eliminação de criadouros em imóveis residenciais e comerciais da cidade. Já no bairro Porto Novo, onde foram registrados mais casos positivos, é realizada a nebulização com inseticida fornecido pelo Ministério da Saúde.

Os agentes de controle visitarão as casas para avaliar possíveis criadouros e orientar os moradores sobre a importância de evitar água parada, realizando uma limpeza periódica em reservatórios e qualquer local que possa acumular água, mantendo-o totalmente cobertos com telas/capas/tampas, impedindo a postura de ovos do mosquito.

Nos meses de maio e junho, as visitas ocorrerão na área de cobertura das Unidades Básicas de Saúde nos bairros Golfinhos, Morro do Algodão, Porto Novo, Barranco Alto, Travessão e Perequê-Mirim em conjunto com os agentes comunitários de saúde.

Casos

De acordo com a Secretaria de Saúde, Caraguatatuba já registrou quase o mesmo número de casos de dengue em 2022, que no ano passado inteiro. São 55 casos até abril deste ano, contra 72 do ano todo de 2021; um aumento de quase 100% se comparado com o primeiro quadrimestre de 2021. Até o momento nenhum óbito foi registrado.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Aposentado morre cinco dia depois de queda de árvore no Hospital Regional do Litoral Norte

Um aposentado de 78 anos morreu em decorrência de uma queda de árvore no quintal…

1 hora ago

Prefeitura de São Sebastião inaugura Observatório Municipal de Turismo

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), inaugura o Observatório…

2 horas ago

Sabesp realiza parada programada da captação na ETA Água Branca

A Sabesp informa que irá realizar, na madrugada desta quarta-feira (9), às 2h, a interrupção…

3 horas ago

Câmara de Caraguatatuba aprova projeto que inclui Festa de Nossa Senhora dos Navegantes no calendário de eventos

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou nesta terça-feira (8/04), a 10ª sessão ordinária. Na pauta…

13 horas ago

Trabalhadores da Organização Social João Marchesi têm direitos assegurados após devolução de R$ 10 mi de provisionamento das verbas trabalhistas

Os funcionários da Organização Social João Marchesi, que prestam serviços ao governo municipal de Caraguatatuba,…

13 horas ago

DJ Mateus Thomé, Duo Flor & Truco e Banda Manauê prometem animar próximo Luau na Praia do Arrastão

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação…

1 dia ago