Reitora da UNITAU participa de reunião com Secretário do MEC para pedir apoio às instituições de ensino superior municipais
A reitora da Universidade de Taubaté (UNITAU), Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes, participou de uma reunião com o Secretário de Educação Superior (SESU), do Ministério da Educação (MEC), nesta segunda-feira (26). A pauta do encontro foi o pedido de apoio do governo federal às instituições municipais de Ensino Superior do país.
Secretária geral da Associação Nacional da Instituições Municipais de Ensino Superior (Animes) e vice-presidente da Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior de São Paulo (Aimes-SP), a reitora da UNITAU integrou a comitiva recebida por Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca, que assumiu no início desse mês a gestão da SESU-MEC.
O Secretário já havia visitado a Universidade de Taubaté em junho de 2023. À ocasião, durante o 14º Encontro Educacional da Aimes-SP, representantes da Animes e da Aimes entregaram uma carta ao então Diretor de Políticas e Programas de Educação Superior Sesu-MEC, com pedido de cerca de 30 mil bolsas para estudantes de todo o país.
Segundo a reitora da UNITAU, o encontro faz parte de uma série de agendas da Animes e da Aimes para chamar a atenção dos governos estaduais e federal para a necessidade de apoiar as instituições municipais de ensino superior do Brasil. Desta vez, a pauta incluiu o pedido das instituições municipais para participar do projeto de incentivo ao ingresso de jovens nos cursos de licenciatura, para evitar o “apagão da Educação” por falta de professores.
“Foi uma reunião muito produtiva. Discutimos sobre as possibilidades de estarmos contidos nos programas e políticas públicas do governo federal, mais concretamente no novo FIES e em programas de bolsas, inicialmente, para os cursos de formação de professores, com possibilidades de ampliação para bacharelados. Agora vamos enviar dados que serão apresentados à cúpula do MEC e aguardar a possível publicação de editais específicos para as municipais”, afirma a reitora.