Reformada, maior balsa de SP volta a operar na Travessia São Sebastião/Ilhabela
Com investimento de R$ 10 milhões, melhorias trarão mais segurança e conforto para os mais de 300 mil usuários por mês
As melhorias incluíram uma sondagem ultrassônica, permitindo avaliar as condições da estrutura da FB-25, que ao longo dos meses de reforma foi completamente recuperada, com a substituição de parte do chapeamento do casco e do convés. Os motores e reversores foram recondicionados, assim como o sistema de comando. As hélices e o sistema elétrico foram substituídos.
A FB-25 passou, também, pela recuperação total do sistema hidráulico, além de ter seu sistema elétrico de iluminação substituído. Dentre as melhorias, constam ainda a revisão completa de todos os equipamentos de navegação e comunicação.
“Estamos articulando medidas estruturantes que permitam operar as balsas com mais eficiência, a partir de concessões à iniciativa privada”, diz a secretária Natália Resende, titular da Secretaria Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), pasta à qual o DH é subordinado.
Rota São Sebastião/Ilhabela
A Travessia São Sebastião/Ilhabela conta com 9 embarcações, sendo 7 ferryboats e 2 lanchas. Em maio deste ano, a FB-29, com capacidade operacional para transportar 40 veículos e 140 pedestres, por viagem, voltou a operar depois de passar por reforma. Para essas adequações, foram investidos R$ 6,8 milhões. Já a FB-28, está em fase de revitalização.
Para dar uma ideia, em maio, foram transportados diariamente, em média, na Travessia São Sebastião/Ilhabela, mais de 139.251 pedestres, 29.369 ciclistas, 25.265 motos e 120.160 veículos, totalizando mais de 314.045 mil usuários.