
Referência em alta complexidade no Litoral Norte de São Paulo, HRLN completa cinco anos
Complexo hospitalar já realizou mais de 27 mil atendimentos
Referência em média e alta complexidade na região, o Hospital do Litoral Norte de São Paulo “Francine Maia França” (HRLN) oferece especialidades como oncologia, cardiologia, neurocirurgia, ortopedia e traumatologia, além de exames e ambulatórios com mais de 20 especialidades médicas. Em março, o HRLN completou cinco anos de existência e passou a funcionar com sua capacidade plena há cerca de três anos. Neste período realizou mais de 27 mil atendimentos em urgência e emergência, 31 mil atendimentos oncológicos, mais de um milhão de exames e cerca de 20 mil cirurgias, além de 57 mil tratamentos em oncologia (hormonioterapia, quimioterapia e radioterapia). Os dois primeiros anos de funcionamento do Hospital foram exclusivamente para atendimento a pacientes com COVID.
A Unidade é referência para os municípios de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, bem como cidades vizinhas. Recentemente foi implantado no Hospital os serviços de oftalmologia, que permitem desonerar unidades hospitalares de outras localidades para onde os pacientes eram encaminhados até agora, além de tornar mais simples e próximo o atendimento aos pacientes que residem na região.
O HRLN é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde, gerida desde sua inauguração pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG). Em 2024, o Hospital conquistou o selo de Acreditação com Excelência (ONA nível 3), consolidando-se como o único hospital da região a alcançar essa certificação máxima e reafirmando seu compromisso com a segurança, qualidade assistencial e excelência em gestão. O selo é concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e reconhecido como a principal certificação de qualidade no âmbito da saúde no Brasil.
O Hospital é reconhecido como “Amigo do Ambiente”, certificado concedido a organizações que se destacam por iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade no âmbito do SUS. Foi premiado por quatro anos consecutivos (2020, 2021, 2023 e 2024), destacando-se em sustentabilidade organizacional com iniciativas como a implantação de equipamentos ecoeficientes e sistema digital sem papel.
Em 2024 o HRLN recebeu o prêmio “Hospital Amigo do Transplante” em homenagem ao trabalho desenvolvido pelas comissões que se destacaram no processo de captação de órgãos e tecidos.
Entre os seus principais reconhecimentos está o da população atendida: alcance de um Índice de Satisfação do Usuário (ISU) de 98,9% em 2024, refletindo o reconhecimento da excelência e da qualidade dos serviços prestados pelo HRLN sob gestão do ISG. E, finalmente, teve o reconhecimento público do Governo do Estado de São Paulo. Em diferentes ocasiões, o Governador Tarcísio de Freitas manifestou reconhecimento público ao trabalho realizado pela Unidade. Durante as fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte no Carnaval de 2023, o governador elogiou publicamente a atuação do HRLN, destacando o acolhimento, assistência social e excelência na prestação dos serviços.
A Unidade dispõe de 186 leitos entre enfermaria, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e leitos dia. São mais de 1.4 mil profissionais nas áreas assistenciais e administrativas, incluindo as empresas terceirizadas e prestadores de serviços. De acordo com o diretor executivo Gustavo Cursino, o HRLN oferece excelência no atendimento ao paciente devido ao empenho e dedicação das equipes, ‘‘parabéns a todos por fazerem a diferença a cada dia’’, ressalta.
Para Sandra Marcondes, diretora operacional da unidade, as equipes vivenciam muitos desafios que contribuem para o fortalecimento profissional de todos. ‘‘Nosso muito obrigada a todos os profissionais que estão em constante desenvolvimento e treinamento para garantir um serviço cada vez mais humanizado à população da nossa região’’, declara.