Rappwe Gog grava cenas de novo videoclipe no quilombo Caçandoca, em Ubatuba
As filmagens ocorrem no dia 28 de janeiro e, posteriormente, no dia 30, no Teatro Popular Solano Trindade, em Embu das Artes O EP completo chega a todo vapor em julho de 2020
Prestes a completar 55 anos de idade e mais de 30 anos de carreira, o “Poeta do Rap Nacional” está na estrada, nos palcos, nos fones e na memória afetiva das periferias do Brasil, difundindo poesia, música e reflexões importantes e estruturais da sociedade, mantendo uma coerência e uma provocação contínuas como ferramentas de denúncia, de conscientização e valorização das populações e da produção periférica.
Em 29 de novembro de2019, GOG lançou a música “Matemática na Prática – Parte 2”, produzida por LP, que teve as participações de Fabio Brazza, Renan Inquérito e do grupo Orquestra na Rua, que reúne instrumentistas eruditos para formação e apresentação em locais públicos. Na gravação do videoclipe dirigido por Vras77 na ONG Ação Geral participaram jovens e crianças do Jardim Mitsutani, bairro da Zona Sul de São Paulo.
Agora é a vez de “Anfitriã”, que tem letra e performance de GOG, produção musical de LP, videoclipe da produtora Cria de Rua, direção de Mano K e produção geral de Claudinho Silva. “Anfitriã é quem recebe as pessoas em sua casa, quem convida. Isso resume, literalmente, o que o continente africano significa. Daí, o que inspira, é que vem a poesia e ressignifica, trazendo o que o dicionário e os olhos não conseguem ver nem descrever”, sintetiza o poeta.
A escolha pelos locais de gravação – Quilombo Caçandoca (Ubatuba) e Teatro Popular Solano Trindade (Embu das Artes) têm muitas razões. Sobre o primeiro deles, a inspiração primeira parte de iniciativa de resgate de valores, estética e história da cultura afrobrasileira, sobretudo pela área ter sido grande pólo de resistência por comunidades que lutaram pelo direito de sua posse, direito esse constantemente ameaçado pela ação de empresas e especuladores. Quanto ao segundo local, grande parte do público do artista está em São Paulo e Embu das Artes, que para muito além de sua antiga feirinha de artesanato, respira arte e contestação. “Foi isso que nos motivou. Consultamos o Vitor Trindade, que, da Alemanha, deu gritos efusivos e disse estar muito feliz com a nossa proposta e aceitou de imediato. Esse é o nosso Orum aqui”, diz GOG, que tem uma relação com a família Trindade já de longa data, a lembrar que Raquel Trindade, a eterna Kambinda, fez participação especial na música “O Buque da Espertirina”, de 2015.
A música “Anfitriã” será lançada oficialmente em todas as plataformas em 6 de março, mês do aniversário do músico. Seu 12º trabalho, com 7 faixas e que chegará ao público em julho nos formatos CD e vinil, ainda não teve seu nome divulgado. Mas já se sabe que haverá um grande espetáculo em São Paulo, de onde seguirá para outras cidades em itinerância. “Trata-se de um disco universal: traz poder, magia, harmonia e emana força”, finaliza o poeta.
Vai ser daquele jeito!
(SERVIÇO)
GRAVAÇÃO DO CLIPE DA MÚSICA “ANFITRIÔ
Local: Teatro Popular Solano Trindade
Endereço: Av. São Paulo, 176 – Jardim Silvia, Embu das Artes
Faixa etária: livre
Acesso para deficientes: sim
Observação: as pessoas poderão assistir à gravação sabendo que há possibilidade de participar, mas é proibido o uso de celulares para captação de imagens. A aceitação na participação do clipe implica na autorização automática do uso de imagem por parte da equipe de gravação.
Sobre GOG
O “poeta do rap nacional”, como é conhecido, em seus mais de 30 anos de carreira sempre defendeu a produção independente no hip-hop. Inicialmente era B-boy. Sempre politizado e militante incansável das “causas e das canções”. Primeiro cantor de rap nacional a abrir o próprio selo e, por ele, produziu e lançou ótimos trabalhos seus e de outros importantes grupos do Distrito Federal, entorno do DF e de outros estados brasileiros.
Para além do engajamento social, o compromisso com seu trabalho artístico e com os artistas que colocou no mercado, GOG tem um currículo extenso de estrada, com 12 discos lançados e diversos prêmios. Aos 54 anos, tem a mente mais oxigenada e futurista que a de muitos MCs em início de carreira. Um dos resultados da maturidade do ritmo e da poesia de Genival Oliveira Gonçalves é o DVD “Cartão-Postal Bomba!”, gravado pela banda MPB-Black, com participações especiais do rap, além de artistas consagrados da Música Popular Brasileira, como Paulo Diniz, Lenine, Maria Rita, Ellen Oléria e Gerson King Combo.
Em 2010, mostrou mais resultados de sucesso, como o lançamento do livro “A Rima Denuncia”, em que conta, além da sua história de artista e militante, importantes marcos da cultura hip-hop e algumas composições ainda inéditas. Em 2015, lançou “GOG – Genival Oliveira Gonçalves”, com participações de Zeca Baleiro, Fernando Anitelli, Dhy Ribeiro e Hamilton de Holanda. Em 2018, “GOG – Mumm Ra High Tech”, um EP com 7 faixas, colocou o músico no patamar dos artistas em maior atividade do hip-hop brasileiro.
Discografia
- 1992 – Peso Pesado – Discovery
- 1993 – Vamos Apagá-los… Com o Nosso Raciocínio – Só Balanço
- 1994 – Dia a Dia da Periferia – Só Balanço
- 1996 – Prepare-se! – Só Balanço/New Generation/Porte Ilegal
- 1998 – Das Trevas à Luz – Zâmbia Fonográfica
- 2000 – CPI da Favela – Zâmbia Fonográfica
- 2004 – Tarja Preta – Só Balanço
- 2006 – Aviso às Gerações – Só Balanço
- 2010 – Cartão Postal Bomba! – Só Balanço em CD e DVD
- 2015 – Genival Oliveira Gonçalves – Só Balanço
- 2018 – Mumm Ra High Tech – Só Balanço