As matrículas vão até o dia 22 de março com opções para todas as idades
O Projeto Guri, programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, com apoio local da Prefeitura de Ubatuba – Fundart, está com inscrições abertas até o dia 22 de março de 2024. São oferecidas 120 vagas para o polo de Ubatuba.
“O aprendizado musical é capaz de despertar habilidades e melhorar o raciocínio lógico das pessoas. Esse efeito é percebido em todas as faixas de idade, no entanto, ocorre em maior intensidade em crianças”, destaca a Coordenadora do Projeto Guri Ubatuba, Claudia de Anaya Espinosa.
As matrículas devem ser realizadas no polo – Praça Anchieta, 38, Centro – Entrada lateral do Sobradão do Porto (FUNDART). E o programa oferece cursos para todas as idades a partir dos seis anos:
“Eu acho o Guri muito legal, porque ele ensina música de forma gratuita. Para mim foi uma ótima oportunidade porque gosto de música desde pequena”, enfatiza Flor, de 15 anos, aluna de coral e percussão.
A música abre os horizontes culturais das crianças e adolescentes e é um elo entre diversas manifestações culturais.
“Aqui em casa, o projeto GURI alterou a nossa rotina. O almoço é regado a batuques com a colher no prato. Os banhos se tornaram palco para ensaios vocais. Qualquer passeio tem uma improvisação de ritmo batendo no estofado do banco do carro ou uma batalha de rimas. O Danilo é o único da família que ensaia no projeto, mas a música contagiou todos. Até o caçula de 3 anos sabe cantar trechos de canções do repertório,” conta o pai de Danilo, Beto Uechi.
Menores de idade interessados em participar do projeto devem comparecer ao polo para inscrição acompanhados pelo responsável. “Quando vou assistir uma apresentação, meus olhos ficam marejados e eu posso dizer: olha ai o meu guri!”, diz emocionado Uechi.
Muito além da melodia: conheça o Projeto Guri
O Guri, proporciona mais de 70 mil vagas anuais para crianças e adolescentes em mais de 400 polos no estado de São Paulo. Além dos cursos regulares, oferece atividades extracurriculares, cursos livres, Guri 4.0 (incluindo cursos EaD), Guri na Escola e grupos de polo. Desde sua criação em 1995, o programa já beneficiou mais de 1 milhão de crianças, adolescentes, famílias e comunidades. “Além de incentivar a concentração, a música desenvolve o lado intelectual e promove bem-estar. Música pode transformar vidas”, destaca a coordenadora Claudia.
Na tarde desta sexta-feira (22), um banhista de 37 anos, da cidade de Mococa (SP),…
A Polícia Civil investiga uma ocorrência de disparos de arma de fogo no começo da…
A Serra Antiga da Tamoios é liberada após interdição total. A interdição aconteceu por precaução…
A família da estudante de 11 anos, contou nesta sexta-feira (22), para o Portal O…
Com a aproximação da temporada de verão, a Prefeitura de Caraguatatuba reforça a necessidade de…
Neste sábado (23), os jogos do Futebol Máster 40 anos dominam à tarde. O A.E…