Projeto “Costurando a Rede” de Ubatuba inicia o semestre com capacitação sobre resolução de conflitos
Atividade acontece no dia 10 de agosto, na Câmara Municipal
“Novas tecnologias da convivência: diálogo, mediação e a transformação do conflito” é o título da capacitação que abre as atividades do segundo semestre do projeto Costurando a Rede. O evento acontece na próxima sexta-feira, 10 de agosto, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Câmara Municipal de Ubatuba, que fica na rua Antônio Marques do Vale, 250, no bairro Silop. A capacitação é gratuita será dada pela educadora e psicóloga Lourdes Alves de Souza, pós-graduada em Gestão Estratégica do Conhecimento e Inovação e especialista em Desenvolvimento Local pelo programa Deinet da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Podem participar todos os agentes da rede socioassistencial e demais interessados. A formação abordará o diálogo como parte central na aproximação e entendimento mútuo e caminho para a resolução de conflitos de forma construtiva.
Mais sobre o projeto
O projeto Costurando a Rede foi idealizado pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Ubatuba e pela Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba (Fundac), a partir de um diagnóstico sobre serviços e vulnerabilidades na rede de atendimento à criança e ao adolescente do município. São feitas capacitações semanais sobre diferentes temas relacionados ao Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, envolvendo profissionais de áreas como Saúde, Assistência Social, Educação, Judiciário, Conselho Tutelar, além de organizações da sociedade civil. O objetivo principal é a articulação desses setores para realizar o trabalho de atendimento à criança e ao adolescente de forma integrada e harmônica, oferecendo serviços que respeitem os direitos dos atendidos, dando encaminhamento aos casos e promovendo o real desenvolvimento social e inclusivo deles.
O projeto contempla ainda a definição de fluxos e protocolos de atendimento e a construção de um Guia de Serviços para a população e profissionais da área, com a finalidade de padronizar a recepção e encaminhamento de casos.
Mais informações podem ser obtidas na página internet https://www.