Neste sábado, 12 de abril, a partir das 9 horas, no Espaço Cultural Casa da Democracia, no bairro Aruan, em Caraguatatuba, acontece a primeira edição do projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente.
Com o tema “Bendito o que semeia livros e leitura”, a abertura do encontro será realizada pela escritora e professora de Língua Portuguesa e Literatura, Rose Teles, responsável pela curadoria do projeto, seguida de Mara Rojo, focalizadora de Dança Circular, que levará uma vivência ligada à cultura indígena e ao meio ambiente.
Para falar sobre agroecologia, o agricultor urbano e sociólogo Eduardo Ueda promoverá um bate papo interativo com o público presente e comandará um mutirão de plantio de árvores frutíferas.
Durante o evento, também haverá um lanche coletivo oferecido pelo projeto além de uma feirinha de brinquedos artesanais e um espaço de brincar para as crianças usufruírem enquanto os responsáveis participam das atividades.
“Nosso objetivo é semear o hábito da leitura de forma criativa e acolhedora, fundamental para uma formação cidadã, crítica e democrática. Acreditamos que a leitura pode ser tão saborosa quanto uma fruta colhida no pomar”, destaca Rose Teles.
Projeto valoriza e fortalece a literatura e a ecologia em Caraguá
Segundo Rose, o projeto também tem como foco promover a catalogação dos livros da biblioteca comunitária do espaço, a assinatura do “Clube da Expressão”, e ainda, o plantio de árvores frutíferas nativas em vasos. “Queremos combater a aridez do concreto e fortalecer os laços de pertencimento entre a biblioteca e a comunidade”, explica.
A primeira parte do acervo de livros da biblioteca comunitária do Espaço Cultural Casa da Democracia foi uma doação do Clube Literário Camugerê Literário. O local também conta com títulos doados pela própria comunidade. As obras recebidas são de autoria de escritoras e escritores contemporâneos com temáticas voltadas à literatura indígena, afrodescendente e meio ambiente.
O projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente, que conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, segue de abril até agosto de 2025, todo segundo sábado do mês, sempre das 9h às 12 horas, no Espaço Cultural Casa da Democracia, localizado na rua Rodrigues Alves, número 123, no Aruan, em Caraguatatuba. Para outras informações sobre o projeto, basta acessara página no Instagram @benditafrutaleitura.
Serviço:
O quê? Bendita Fruta- A Leitura como Semente
Quando? Sábado, 12 de abril, das 9h às 12h
Onde? Espaço Cultural Casa da Democracia
Rua Rodrigues Alves, número 123, Aruan, Caraguatatuba.
Quanto? Gratuito
Outras informações via Instagram do projeto @benditafrutaleitura
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), promove no dia…
Neste domingo (13), Ilhabela será palco da rodada de abertura do Campeonato Paulista de Rugby…
Uma moradora foi surpreendida por um ataque covarde na noite de sexta-feira (11), quando retovava…
Preços do bacalhau ficam mais acessíveis e atraem consumidores A Páscoa de 2025 promete ser…
Jovem de 19 anos, da cidade de Campo Limpo Paulista desapareceu na praia de Maranduba…
Um veículo pegou fogo por volta 18h30, deste sábado (12), na alça de acesso ao…