Programa Trânsito Legal abre ano letivo com orientações em escola do Tinga
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das Secretarias de Educação e de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop), abriu o ano letivo de 2024 levando nessa segunda-feira (04), o Programa Trânsito Legal à EMEI/EMEF Professor Lúcio Jacinto dos Santos, no bairro do Tinga, região centro/Sul.
Durante o mês de março, serão ministradas três aulas para quatro salas do 4º ano, alcançando um total de 98 alunos, que terão a oportunidade de participar das ações promovidas pelo agente de trânsito e sociólogo, Luber Castigliola da Silva, responsável pelo Setor de Educação de Trânsito da Semop.
Direcionado aos alunos do Ensino Fundamental I (4º ano), o programa faz parte de uma série de atividades de Formação Cidadã promovidas nas unidades escolares de Caraguatatuba através de parcerias intermediadas pelo Setor de Projetos da Secretaria de Educação.
A turma inaugural aprendeu sobre como se comportar de forma segura no trânsito, seja a pé, de carro, ônibus ou bicicleta. O desafio era desenhar em um papel em branco um cenário do trânsito. Luber acredita que de forma lúdica é muito mais fácil transmitir as noções de regras do trânsito aos que são os futuros cidadãos em atuação no trânsito.
Programa Trânsito Legal
Completando 21 anos de existência, o programa Trânsito Legal já abrangeu mais de 30 mil alunos da rede pública. De uma forma divertida e com auxílio de vídeos e jogos, o agente de trânsito explica a importância de usar equipamentos de segurança para dirigir carros e motos, as regras que devem ser observadas pelo pedestre, o papel dos agentes de trânsito, primeiros socorros em casos de acidentes e valorização de conceitos de ética, moral e cidadania para maior respeito à vida, à saúde, à educação e ao meio ambiente.