Programa Multiação leva diversos serviços da Prefeitura de Caraguatatuba e colaboradores ao bairro Olaria
A 6º edição do Programa Multiação, governo itinerante, criado pela Prefeitura de Caraguatatuba, esteve no bairro Olaria, na EMEF Prof. Oswaldo Ferreira neste sábado (24/11). A ação contou com diversos serviços gratuitos como vacinação contra a febre amarela, emissão de CPF, cuidados com a saúde, orientações judiciais e outros.
O prefeito Aguilar Junior realizou atendimento diretamente ao público durante o evento, junto aos secretários municipais e afirmou que a ação é de extrema importância para que o poder público esteja ainda mais próximo à população.
“A função do Multiação é trazer toda a estrutura da Prefeitura de Caraguatatuba para os bairros. Estamos na 6ª edição. Queremos fazer sempre quatro eventos por ano. Neste ano, faremos somente três por conta da greve dos caminhoneiros. Mas esta é uma grande oportunidade da população falar com o prefeito, secretários e resolver pendências diretamente conosco”, avaliou o prefeito.
Morador do bairro Olaria há 20 anos, Valdeir de Jesus, de 33 anos, afirma que teve a oportunidade de conversar pessoalmente com o prefeito e achou maravilhoso poder ter esta oportunidade. “Fiquei muito feliz de ter o prefeito junto à comunidade. Esta atitude de trazer toda esta ação social para o bairro foi espetacular. Agradeço ao prefeito Aguilar Junior por me receber tão bem”, afirmou.
Durante o Multiação, as crianças também tiveram atividades especiais, desenvolvidas pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, que levaram o Programa Trânsito Legal, que ensina, por meio de brincadeiras, as regras básicas de trânsito.
Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC)
Quem também esteve presente no Programa Multiação deste sábado foi o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC). Com diversos serviços oferecidos, a equipe do Cejusc contou com a presença do juiz Fábio Bernardes, do juizado especial civil criminal, coordenador do Cejusc.
“Temos a finalidade de atuar previamente na solução de conflitos que podem chegar ao judiciário. Nas áreas de família, civil, consumidor. Na área civil, por exemplo, conseguimos reduzir a demanda do judiciário em até 40%. Pretendemos sempre estar presentes nas ações do Multiação para colaborar com a Prefeitura de Caraguatatuba”, ressaltou.
Os principais serviços oferecidos pelo Cejusc foram conciliações em situações de relações de consumo, tais como energia elétrica, água (SABESP); na área de família, divórcio, dissolução de união estável, guarda de filhos menores, alimentos e visitas; conciliações nos casos de acidentes de trânsito; conciliações de casos cíveis, tais como contratos de prestações de serviços em geral; cobranças; orientação ao cidadão e encaminhamento à Defensoria Pública.
Confira todos serviços oferecidos pela Prefeitura de Caraguatatuba e outros colaboradores durante o Multiacão deste sábado:
– Fundacc com várias atrações culturais;
– Secretaria de Governo e Sebrae com atendimento ao empreendedor;
– Secretaria de Habitação – Inscrições para o Programa de Habitação e o Regulariza Caraguá;
– Centro Universitário Módulo – Estagiários do curso de Direito;
– Secretaria de Planejamento – Pesquisas;
– Secretaria de Tecnologia da Informação – Cabeamento de acessos à informática;
– Procon – Orientação aos consumidores e fornecedores sobre relação de consumo, direitos do consumidor, compras e prestação de serviços e orientação aos servidores sobre endividamento;
– Caraguá Luz – Serviço de informações aos munícipes;
– Primeiríssima Infância – Divulgação do trabalho na cidade;
– Acessa São Paulo – Informações, certidões e emissão do CPF;
– Sabesp – Atendimento geral, técnico para visita emergencial e distribuição de água no evento;
– Secretaria de Turismo – Exposição fotográfica;
– PAT/ Banco do Povo – Informações sobre Seguro Desemprego, confecção de currículos e empréstimos via Banco do Povo;
– Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania – CRAS’s, CREAS, Cadastro Único, Conselho Tutelar e Corte de Cabelo;
– Poupatempo – Emissão de carteira de trabalho;
– Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão – Orientação, atendimentos e emissão do Cartão do Idoso (é necessário apresentar documento de identidade e comprovante de residência);
– Secretaria de Esportes e Recreação – Monitores e brincadeiras para as crianças;
– Secretaria de Saúde – Vacinação contra febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola e para adultos, de Hepatite B e Dupla Adulto; aferição de pressão arterial (pela equipe da UBS Casa Branca); teste de glicemia; teste de hepatites B e C; teste rápido de HIV e hepatite (UAMI) , ações de orientação e tratamento de saúde bucal entre outras;
– Ouvidoria Municipal – Orientações em geral e organização do evento;
– Fundo Social de Solidariedade – Orientações sobre os projetos;
– Secretaria da Fazenda – Atendimento sobre IPTU, informações diversas (cadastro e pendências), tributos, débitos, certidões e orientações para comércio;
– Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca – Orientações sobre plantio e poda de árvores;
– Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso – Projetos gratuitos para calçada acessível;
– Secretaria de Urbanismo – Atendimento ao público;
– EDP Bandeirantes Energia – Atendimento e orientações;
– Secretaria de Obras Públicas – Informações em geral;
– Secretaria de Serviços Públicos – Informações em geral;
– Prefeito e Secretários – Atendimento à população;
– Centro de Controle de Zoonozes – Serviços de castração e microchipagem;