Categories: CidadesIlhabela

Programa IPTU Verde é instituído em Ilhabela para promover sustentabilidade em edificações

Ilhabela, conhecida por sua natureza e belezas naturais, acaba de instituir o Programa de Certificação Sustentável “IPTU Verde”, por meio da Lei n° 1.592/2023. A iniciativa é do vereador Gabriel Rocha e tem como objetivo incentivar empreendimentos de hospedagem, como hotéis, pousadas e campings, a adotarem ações e práticas sustentáveis que visam reduzir o consumo de recursos naturais e minimizar os impactos ambientais.

A certificação IPTU Verde é opcional e será concedida pela Prefeitura de Ilhabela aos empreendimentos que se inscreverem no programa e atingirem pontuações específicas de acordo com as ações sustentáveis adotadas. São três níveis de certificação: bronze, prata e ouro, que correspondem a pontuações mínimas de 50, 70 e 100 pontos, respectivamente.

Serão consideradas para a certificação ações como gestão sustentável das águas com sistemas e dispositivos economizadores; eficiência e alternativas energéticas com sistema de aquecimento solar dimensionado para atender a demanda anual de água quente. Os coletores solares para aquecimento de água devem possuir Etiqueta Nacional de Conservação de Energia – ENCE A ou Selo Procel e os reservatórios de água devem possuir Selo Procel; implantação de bicicletários e estrutura de apoio e compostagem.

“Para obter a certificação, os empreendimentos devem adotar práticas sustentáveis relacionadas ao consumo de recursos naturais e redução dos impactos ambientais. Além disso, as edificações certificadas devem cumprir integralmente a legislação ambiental, urbanística, edilícia, tributária e demais normas legais aplicáveis”, explica o prefeito Toninho Colucci.

Os empreendimentos terão benefícios fiscais na cobrança do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). O desconto no IPTU varia de acordo com o nível de certificação alcançado, sendo de 10% para certificação bronze, 20% para certificação prata e 30% para certificação ouro.

A certificação IPTU Verde tem validade de cinco anos e pode ser renovada pelo mesmo período, desde que o empreendimento continue atendendo aos requisitos estabelecidos.

Para mais informações sobre o Programa IPTU Verde, os interessados podem acessar a lei integralmente no endereço https://bit.ly/3JKcOaG.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Idoso de 70 anos morre afogado na praia da Cocanha, em Caraguatatuba

Um idoso de 70 anos, morreu afogado na tarde de segunda-feira (7), na praia da…

2 minutos ago

Câmara de Caraguatatuba discute projeto de lei e veto em sessão nesta terça-feira

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta terça-feira (8/4), às 19h30, a 10ª sessão ordinária.…

11 horas ago

Homem tem prisão temporária decretada por tentativa de homicídio em Ilhabela

O Setor de Investigações da Delegacia de Polícia de Ilhabela cumpriu, nesta segunda-feira (7), mandado…

11 horas ago

Caraguatatuba inicia campanha de vacinação contra gripe no Dia Mundial da Saúde

A cidade de Caraguatatuba iniciou nesta segunda-feira (7), Dia Mundial da Saúde, a campanha de…

12 horas ago

Homem que vendia drogas “delivery” é preso, em Caraguatatuba

Uma equipe de Força Tática da Polícia Militar deteve na madrugada desta segunda-feira (7), no…

1 dia ago

Orquestra Popular de Ilhabela se prepara para disputar final do Concurso Nacional de Orquestras 2025

A Orquestra Popular De Ilhabela (OPI) se prepara para disputar o Concurso Nacional de Orquestras.…

1 dia ago