Em um ano de parceria entre Prefeitura e as empresas Flow Sustentável e Poiato Recicla, o programa ‘Caraguatatuba sem Bitucas’ já recolheu um total de 104.275 bitucas de cigarro, que foram descartadas corretamente nos pontos de coleta do município.
Os dados foram divulgados pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e apontam que a colaboração dos usuários tem resultado na preservação do meio ambiente e na saúde coletiva.
Somente em junho, foram coletadas 8.800 bitucas de cigarro, o que significa que o descarte correto dos resíduos deixou de contaminar 4.400 litros de água, lembrando que somente duas bitucas descartadas nas águas equivalem à poluição causada por um litro de esgoto.
Já no acumulado de um ano de operação, as empresas perceberam que 41,71kg de lixo tóxico não foram indevidamente descartados no solo, água ou aterro.
A aceitação dos munícipes em descartar as bitucas nos pontos de coleta é tão positiva, que a Prefeitura através do Conselho Municipal de Meio ambiente irá ampliar o projeto instalando mais 10 novos pontos pela cidade, além de três Ponto de Entrega Voluntária (PEVs) de bitucas de cigarros. Atualmente, a cidade possui nove ‘bituqueiras’.
Alguns deles ficam no Mirantes da Orla (Por do Som), Entreposto de Pesca do Camaroeiro, Mirante do Camaroeiro, Parque Trombini, Feira do Artesão e Calçadão. Além desses locais, as praias Martim de Sá, Prainha e Cocanha têm cinzeiros de praias confeccionados com bambu para que o banhista possa descartar as cinzas e as bitucas.
A ação consiste em promover a mudança de hábitos, cuidado com o meio ambiente e com a saúde pública, uma vez que os cigarros são muito perigosos devido à alta concentração de resíduos tóxicos. Apenas uma bituca pode concentrar mais de sete mil substâncias nocivas que vão da nicotina até metais pesados.
O projeto é desenvolvido no município desde junho de 2021 pela Prefeitura de Caraguatatuba, através do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Poiato Recicla e Flow Sustentável, que é a representante da Poiato Recicla no Litoral Norte.
Vale destacar que o material recolhido é encaminhado para uma usina de reciclagem onde é descontaminado e transformado em massa celulósica sendo utilizado para fazer papel artesanal.
O produto reciclado retorna ao município para entidades sociais utilizarem em projetos de artesanato com a população e se torna fonte de geração de renda.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba realiza neste sábado (23), das 9h…
Uma equipe do Corpo de Bombeiros foram acionados na manhã desta sexta-feira (22), após uma…
A programação cultural da XVII Semana da Consciência Negra de Ilhabela continua até este domingo…
A Polícia Civil de Pindamonhangaba confirmou que foi localizada nesta quinta-feira (22), a estudante de…
O Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) tem início no dia 1º de dezembro (domingo)…
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Escola de Governo e Gestão da Secretaria…