Categories: Política

Programa Câmara Jovem promove Ciclo de Debates sobre saúde mental

Em alusão ao setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio, e com o objetivo de debater sobre a importância da saúde mental em nosso cotidiano, o Programa Câmara Jovem promoveu um ciclo de debates no plenário do legislativo na última quarta-feira (20). O palestrante convidado foi o Psicanalista Dr. Carlos Alberto da Silva que abordou o tema “Saúde Mental: Comportamentos de risco”, juntamente aos jovens vereadores.

Durante o debate, o profissional ressaltou a importância de temas recorrentes que estão interligados com nossa saúde mental, como o desenvolvimento dos transtornos de ansiedade, o aumento dos índices de violência, a influência das redes sociais e da internet no comportamento dos jovens e os relacionamentos abusivos presentes em diversos âmbitos de nossas vidas.

Também foi explicado sobre os nichos emocionais existentes: “Quando permitimos que as pessoas depositem suas expectativas em nós, acabamos nos desestabilizando. Quando não permitimos que isso aconteça, estamos buscando por nosso equilíbrio emocional. Por esse motivo, é essencial que conheçamos a nós mesmos para amenizar uma série de problemas psíquicos que podem ser desencadeados”, destacou o psicanalista.

Para o Coordenador do Programa Câmara Jovem, Dr. Carlos Alberto Paulino Ferreira, estas reflexões são essenciais. “Fiquei surpreso com o olhar diferenciado de nossos jovens vereadores com relação ao tema proposto. Todos estes assuntos são pautados no programa de maneira espontânea. Um debate muito promissor e positivo, com questões que contribuem para o futuro de todos”, ressaltou.

O Presidente da Câmara e vereador, Tato Aguilar, fez uma reflexão sobre a consequência dos jogos online na vida dos jovens e como estes podem influenciá-los em suas atitudes. “Quando em excesso, pode acarretar em isolamento social, tanto familiar como no círculo de amizades, e pode acabar despertando ansiedade e desvio de foco, além da diminuição de falas, impactando negativamente no aprendizado do jovem”, explicou o psiquiatra Dr. Carlos Alberto.

Alguns jovens vereadores tiveram a oportunidade de expor suas opiniões acerca dos temas propostos e falaram sobre transtornos que estão ligados a saúde mental, como o desenvolvimento da depressão, borderline e transtorno bipolar, que quando não tratados com o devido profissional, podem evoluir para um quadro mais grave.

“Agradeço ao Presidente da Câmara, vereador Tato Aguilar pelo convite, a presidente do Programa Câmara Jovem, Naara Correa Lopes e a todos os professores e servidores da Câmara Municipal pela participação e interação no debate”, finalizou o Dr. Carlos Alberto da Silva.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Chuva intensa coloca São Sebastião em estado de alerta e provoca quedas de árvores e falta de energia

São Sebastião entrou em estado de alerta neste fim de semana após registrar chuvas intensas…

10 horas ago

Defesa Civil de Ilhabela registra 30 quedas de árvore com chegada da frente fria

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Defesa Civil, informa que, devido à forte chuva…

10 horas ago

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros resgatam 12 pessoas em área alagada de Ubatuba

Famílias desalojadas na região do Taquaral estão abrigadas na EM José Simeão Conforme previsão da…

12 horas ago

Serra Antiga da Tamoios está temporariamente interditada por alto volume de chuvas

Fluxo está sendo feito pela Serra Nova com Operação Comboio A Concessionária Tamoios informa que,…

13 horas ago

TV Câmara estreia neste sábado o programa ‘A Cara de Caraguá’ para celebrar os 168 anos de Caraguatatuba

Em comemoração aos 168 anos de Caraguatatuba, comemorado dia 20 de abril, a TV Câmara…

20 horas ago

Jornalista é preso após descumprir medida protetiva em Ilhabela

A Polícia Civil de Ilhabela, por meio do Setor de Investigações, efetuou a prisão de…

1 dia ago