Para enfatizar o “Outubro Rosa” e conscientizar as mulheres sobre câncer de mama e de colo do útero, o Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) preparou uma programação especial e completa com palestras, consultas e exames.
A enfermeira e coordenadora do Pró-Mulher, Celina Medalha, explicou que os agendamentos para consultas e exames deverão ser solicitados nas UBSs. “Os postos de saúde serão responsáveis por encaminharem as mulheres para o Pró-Mulher para evitar as aglomerações”.
Ela lembrou que a unidade atende pacientes de oncologia, mulheres que fazem pré-natal de alto risco, as puérperas e que abriga também o Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami). “Essas pessoas têm uma baixa imunidade e fazem parte do grupo de risco do novo coronavírus (Covid-19). Por isso, existe a preocupação”. “Dessa forma, iremos conseguir prestar um atendimento mais seguro a todos os pacientes”, acrescentou.
Devido à pandemia da Covid-19, o Pró-Mulher não irá realizar o mutirão de mamografia neste ano. Mas os exames serão realizados normalmente na unidade.
O Pró-Mulher, em parceria com as enfermeiras do Programa de Saúde da Família (PSF) das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), também vai ofertar às mulheres o papanicolau, exame usado na prevenção do câncer de colo de útero. A equipe poderá realizar, em média, 48 exames por dia.
Além da mamografia e do papanicolau, a unidade ainda oferece: ultrassom, densitometria óssea; consultas com ginecologista, obstetra (em casos de alto risco), nutricionista, psicóloga (com consultas individuais ou em grupos terapêuticos); e planejamento familiar, que possui uma equipe composta por uma enfermeira, uma assistente social e uma psicóloga. A função desse tipo de trabalho é acompanhar homens e mulheres que irão realizar vasectomia e laqueadura, procedimentos de esterilização.
Palestras sobre câncer de mama e colo do útero
As tradicionais palestras realizadas pelo Pró-Mulher tiveram que passar por adequações. Agora, para evitar aglomerações e manter o distanciamento entre as pessoas, apenas 25 mulheres poderão participar da ação.
Por isso, a unidade disponibilizou dois dias e dois horários para a realização das palestras. O cronograma ficou assim:
• 21 e 28 de outubro – palestra sobre câncer de mama e câncer de colo do útero, com a enfermeira Maria Cosma. As mulheres também passarão por uma avaliação da mama. Se for detectado algum nódulo, a mulher será encaminhada para uma consulta.
Local: auditório do Pró-Mulher
Horários: das 10h às 11h | das 14h às 15h
• 21 de outubro – palestrar e encontro virtual para falar sobre o câncer de mama, com a enfermeira Maria Cosma.
Horário: 20h
As interessadas em participar das palestras precisam entrar em contato com o Pró-Mulher e falar com Celina Medalha ou Caroline Zacchi pelo telefone: (12) 3897-3500.
Serviço – O Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) está localizado na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, 2.135 – Caraguatatuba (próximo ao Entreposto do Camaroeiro). Telefone (12) 3897-3500.
Um caminhão baú colidiu no barranco no km 115,5 da Rodovia Manoel Hyppolito do Rego…
Maioria das ações registradas entre julho e outubro está relacionada a registro de candidatura, prestação…
Pesquisa foi divulgada pela CNT A Rodovia dos Tamoios (SP 099) foi considerada a segunda…
Realização de treinamento no Serramar Shopping reforça parceria do empreendimento com a Polícia Militar A…
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), está preparando uma…
As alunas intercambistas retornaram ao Brasil na última segunda-feira (18), encerrando seu Intercâmbio Educacional e…