Categories: GeralRegião

Primeiro dia do Terra Madre Brasil tem ingredientes da caatinga baiana em destaque

A abertura oficial do Terra Madre Brasil será nesta terça-feira (17), às 14h. O evento online conta com mais de 50 atividades, entre rodas de conversa, diálogos, oficinas do gosto e espaços educativos dedicados à cultura alimentar e será transmitido pelo Youtube do Slow Food Brasil.

O primeiro dia de evento será marcado por uma aula de cozinha e um bate-papo, que vai trazer reflexões sobre conservação do bioma e terá como foco as riquezas da Caatinga baiana, como umbu, maracujá da Caatinga, farinha de mandioca, queijo meia-cura e a manta de bode.

Os ingredientes estarão presentes na Oficina do Gosto do Bioma Caatinga, que acontece às 17h30 e conta com a presença da presidente da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), Denise Cardoso, e da cozinheira Bruna Moreira, especialista em charcutaria nordestina, que comanda a atividade culinária com o preparo da manta de bode acompanhada de pirão de leite cremoso e vinagrete de milho verde. Após o preparo da receita, elas participam de uma roda de conversa.

Segundo Bruna, o Nordeste, e principalmente as regiões do Semiárido, sofrem um preconceito muito grande: “A fome, a miséria e a seca sempre foram os assuntos mais pautados. Nesse sentido, penso que estamos caminhando para uma mudança. Quando podemos levar nosso bioma em eventos como o Terra Madre, outros profissionais podem conhecer um pouco de nossa riqueza”, ressalta a cozinheira nordestina.

O pesquisador e ativista do Slow Food Brasil, Marcelo Terça-Nada, fará a mediação do evento: “Tive a sorte de viajar bastante pela Caatinga, conhecer de perto as comunidades de produtores e a variedade de paisagens que esse bioma surpreendente guarda. Talvez a maior lição foi ver que, ao contrário da imagem clichê que se difunde do sertão, a Caatinga é cheia de vida, riquezas e força. Ter contato com as pessoas que vivem ali e com tudo o que elas constroem e produzem nesse bioma é transformador. A Caatinga e seu povo são uma aula de resistência”.

A participação no evento é totalmente gratuita. Para fazer a pré-inscrição e participar dessa e de outras oficinas, acesse o site terramadrebrasil.org.br e receba por e-mail, com antecedência, a lista de ingredientes que serão utilizados por diversos cozinheiros e mixologistas em novos preparos e receitas próprias da cultura alimentar brasileira.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Polícia Municipal de São Sebastião recebe embarcação para patrulhamento marítimo

A Polícia Municipal de São Sebastião recebe, nesta sexta-feira (6), uma das duas embarcações que…

1 dia ago

Poupatempo Caraguatatuba fecha neste sábado em razão do feriado da Independência

O Poupatempo de Caraguatatuba suspende o atendimento ao público neste sábado (7/9), devido ao feriado…

1 dia ago

Complexo Turístico do Camaroeiro recebe solenidade cívica da Independência do Brasil em Caraguatatuba

A cerimônia cívica do hasteamento dos pavilhões em comemoração ao aniversário de 202 anos da…

2 dias ago

4ª Mostra (R)Existe Cinema em Ubatuba segue com inscrições abertas e convoca produções enraizadas no Litoral Norte

Ubatuba se prepara, mais uma vez, para sediar a Mostra (R)Existe Cinema em Ubatuba. Nesta 4ª…

2 dias ago

São Sebastião realiza tradicional desfile cívico em comemoração ao 7 de Setembro

A Prefeitura de São Sebastião realiza no sábado (7) o tradicional Desfile Cívico em celebração…

2 dias ago

Prefeitura de Caraguatatuba empossa 122 servidores efetivos do Concurso de 2023 na área da Educação

Ao todo, 122 servidores efetivos aprovados do concurso de 2023 da Prefeitura de Caraguatatuba tomaram…

2 dias ago