Categories: GeralPolítica

Presidente da Câmara de Ilhabela apresenta projeto que institui Diretrizes de Enfrentamento à Violência contra Mulheres

A presidente da Câmara de Ilhabela, Vereadora Diana Matarazzo, apresentou, durante a última sessão (27/04), Projeto de Lei que dispõe sobre as Diretrizes para a Política Municipal de Enfrentamento à Violência contra Mulheres.
O PL 35/2021 tem como objetivo prevenir e combater a violência contra mulheres; dar assistência às vítimas de violência; e garantir os direitos das mulheres em situação de violência. Entende-se como violência contra as mulheres, qualquer ação ou omissão que cause morte, lesão, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher no âmbito privado ou público.
De acordo com a proposta, o enfrentamento deve ser entendido como a atuação articulada entre os diversos serviços municipais existentes, visando o desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção e de políticas que garantam a conquista e a efetivação de direitos às mulheres, a responsabilização, reeducação e acompanhamento psicossocial dos agressores e a assistência. Com uma rede de atendimento nas áreas da saúde, assistência social e judiciária e composta por serviços especializados.
A propositura estabelece quatro eixos de ações e articulações de políticas públicas que devem orientar a ação governamental. São eles: prevenção, com ações educativas e culturais que interfiram nos padrões sexistas; combate com ações punitivas e de reeducação e cumprimento da Lei Maria da Penha; assistência, com fortalecimento da rede de atendimento e capacitação de agentes públicos; e garantia de direitos, com cumprimento da legislação nacional e internacional e iniciativas para valorização da mulher.
Os eixos estabelecidos visam garantir a divulgação, realização e aplicabilidade da Lei Maria da Penha e dos instrumentos de proteção dos direitos das mulheres em situação de violência; o atendimento às mulheres em situação de violência com a ampliação e fortalecimento dos serviços especializados, qualificação e integração dos serviços da rede de atendimento; a inserção em programas sociais de forma a fomentar sua independência e garantir sua autonomia econômica e financeira e o acesso a seus direitos; a criação de sistema municipal de dados sobre violência contra a mulher para construção de indicadores que permitam maior monitoramento, avaliação e elaboração; e a criação de grupos reflexivos com homens autores de violência, preferencialmente com a presença de profissionais do Serviço Social, da Psicologia e do Direito.
A autora da proposta, Vereadora Diana, ressaltou que a violência contra a mulher é compreendida como violência de gênero e representa um instrumento de submissão, subordinação e de dominação e controle do homem sobre a mulher. Revestida de várias formas, além de causar sequelas físicas e psicológicas nas vítimas e, muitas vezes, até a morte, também gera danos e consequências na família, especialmente nos filhos, assim como em toda sociedade, como aumento das despesas médicas, perda da produtividade, além de outros graves problemas sociais.
Ainda segundo Diana, é de conhecimento a importância da Lei Maria da Penha e das boas leis brasileiras que tratam da violência de gênero, mas o número de mulheres agredidas e mortas ainda é muito elevado no Brasil, não sendo diferente em Ilhabela. E para interromper esse movimento crescente de violência contra as mulheres a realização de políticas públicas de prevenção da violência contra a mulher e não apenas de punição dos agressores é fundamental.
“O desenvolvimento da política municipal de enfrentamento à violência contra as mulheres é necessário e urgente para proteger as mulheres de Ilhabela que se encontram envolvidas em situações de violência. E para a formulação dessa política municipal apresento diretrizes nesse Projeto de Lei, relevantes no processo de formulação e implementação de medidas para alcance da prevenção e combate à violência contra mulher”, finalizou a Vereadora Diana Matarazzo.
Após apresentação da proposta, o PL 35/2021 foi encaminhado para as Comissões e passa a tramitar no Legislativo, aguardando pareceres para entrar para votação dos pares.
Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Inscrições para Corrida de Aniversário da Cidade começam na próxima segunda-feira

Os amantes da corrida de rua já podem se preparar e marcar no calendário um…

6 horas ago

SP fará restituição de IPVA a donos de veÍculos roubados ou furtados em 2024

Secretaria da Fazenda e Planejamento reembolsará mais de R$ 24 milhões divididos em quatro lotes,…

7 horas ago

Chuva intensa coloca São Sebastião em estado de alerta e provoca quedas de árvores e falta de energia

São Sebastião entrou em estado de alerta neste fim de semana após registrar chuvas intensas…

23 horas ago

Defesa Civil de Ilhabela registra 30 quedas de árvore com chegada da frente fria

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Defesa Civil, informa que, devido à forte chuva…

23 horas ago

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros resgatam 12 pessoas em área alagada de Ubatuba

Famílias desalojadas na região do Taquaral estão abrigadas na EM José Simeão Conforme previsão da…

1 dia ago

Serra Antiga da Tamoios está temporariamente interditada por alto volume de chuvas

Fluxo está sendo feito pela Serra Nova com Operação Comboio A Concessionária Tamoios informa que,…

1 dia ago