Prefeitura realiza simulação de atendimento utilizado pela campanha Sinal Vermelho para a Violência Doméstica
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Fundo Social, Casa PodeRosa e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de São Sebastião (CMDM) realizou nesta quinta-feira (25), a simulação de atendimento à mulher vítima de violência, na Farma Conde, umas das farmácias parceiras da campanha “Sinal Vermelho para a Violência Doméstica”.
A ação foi lançada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), com intuito de atender mulheres em situação de violência. O protocolo de denúncia e ajuda é simples: com um “X” vermelho, na palma da mão, feito com caneta, ou até mesmo batom, a vítima sinaliza que está em situação de violência. Com o nome e endereço da mulher, em mãos, os atendentes das farmácias e drogarias ligam imediatamente para o número 153 da Guarda Civil Municipal (GCM – Patrulha Maria da Penha) e informam o fato.
Para o gerente da Farma Conde, Rodrigo Guimarães a iniciativa é excelente. Nós cuidamos do bem estar e saúde das pessoas. É uma prestação de serviços, em que a mulher pode denunciar o agressor de maneira discreta e eficaz”, afirmou Guimarães. “Essa campanha é extremamente válida. A vítima consegue expressar a agressão, sem se expor, pois muitas mulheres sentem vergonha e medo de denunciar”, argumentou o farmacêutico César Chaves.
A auxiliar de loja, Ariadne Maria aprovou a ideia. “A campanha nos encoraja a pedir ajuda de forma discreta e rápida”, disse Maria. “Infelizmente com o isolamento social, por causa da pandemia de coronavírus, o número de casos de violência doméstica aumentou nos últimos meses. A campanha é mais uma importante ferramenta de ajuda e apoio”, concluiu Andréia Rodrigues, coordenadora da Casa PodeRosa.